A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020.
Alguns municípios do Tocantins podem mudar de faixa no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e aumentar o recebimento de recursos após o Censo 2020 devido ao aumento populacional. É o caso, por exemplo, de Pedro Afonso e Miranorte, onde o IBGE já realizou reuniões com os gestores para planejamento e acompanhamento do censo.
Nas reuniões foram apresentadas informações sobre o Censo Demográfico 2020, como o aparato técnico, mapas e metodologias e andamento dos trabalhos em curso. O objetivo foi dar transparência e buscar, junto às autoridades e a sociedade, apoios e parcerias para viabilizar as atividades censitárias.
Estiveram presentes nas reuniões o coordenador do Censo, Paulo Ricardo da Silva Amaral Jesus; o Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Tocantins, João Francisco Severo Santos; e a técnica de Informações Geográficas e Estatísticas, Zeneide Maria da Silva, além de representantes da Prefeitura, do Tribunal Regional Eleitoral e da Câmara de Vereadores.
O IBGE-TO também realizou reuniões em Miracema, Rio dos Bois, Tupirama e Bom Jesus. Conforme o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Tocantins, esses encontros vêm apresentando excelentes resultados em termos de participação qualificada e de intenção de apoio por parte das prefeituras.
“Em Pedro Afonso e Miranorte, a participação de tomadores de decisão foi muito produtiva. Conseguimos o compromisso prévio para o fornecimento de local e estrutura mínima para a instalação dos postos de coleta, bem como auxílio na divulgação dos processos seletivos para contratação de pessoal dessas localidades para trabalhar como ACM e Recenseador durante a operação do Censo 2020”.
O dirigente destacou que esses dois municípios estão numa faixa de quantitativo populacional sensível para a mudança de categoria do FPM, por isso, muitas dúvidas foram manifestas a respeito das estimativas e contagens populacionais.
Conforme as estimativas do IBGE, feitas trimestralmente, em Pedro Afonso vivem 13.694 pessoas, em 3.926 domicílios. No município vai ser instalado um posto de coleta para abrigar uma equipe de 15 servidores temporários.
Em Miranorte, a estimativa do IBGE é de que existem na cidade 4.110 domicílios e 13.689 habitantes. No local também vai ser instalado um posto de coleta com 15 servidores temporários.
Os dois municípios estão na faixa 0.8 e podem mudar para 1.0 no FPM, o que aumentará os repasses de recursos da União.
Para o prefeito de Miranorte, esse Censo vai marcar a história do município, já que existe a possibilidade de elevação de faixa do FPM. Segundo ele, existe uma “defasagem” de dez anos, que em 2020 vai ser reparada. “Com certeza nós vamos sair de 0.8 para 1.0. Nós temos perdido grandes valores e investimentos na saúde, educação, assistência social e em obras. Então, com esse novo Censo, Miranorte vai elevar a faixa do FPM e o município vai ganhar com os recursos que vão entrar”, ressaltou.
Censo 2020
A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020. Serão visitados todos os domicílios do país e qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio.
Os recenseadores, identificados com colete, boné, crachá e dispositivo móvel de coleta (DMC), coletarão as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no DMC. Também será possível responder o questionário via internet.
Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado nos restantes.