Estado

Municípios do Tocantins já receberam R$ 40 milhões por ações de preservação ambiental

Montante dos recursos repassados no primeiro quadrimestre de 2022 beneficia os 139 municípios.

Por Redação
Comentários (0)

31/05/2022 16h26 - Atualizado há 1 ano
Todos os municípios foram beneficiados

O Governo do Tocantins informou que já repassou R$ 40 milhões em recursos do ICMS-Ecológico aos 139 municípios do estado no primeiro quadrimestre de 2022. O levantamento foi divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) nesta terça-feira (31), data que se inicia a Semana do Meio Ambiente.

A participação dos municípios nos recursos é resultado das ações realizadas no ano de 2020, com informações apresentadas em 2021, que mostram o seu respectivo desempenho nos requisitos que apontam o desenvolvimento de políticas públicas de proteção do meio ambiente, ações de educação e preservação ambiental em Unidades de Conservação e terras indígenas, controle de queimadas e combate a incêndios florestais, conservação do solo, bem como na implementação do saneamento básico e inserção na rota turística sustentável do estado.

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hiashida, considera que o recurso é um incentivo para os municípios investirem em ações ambientais. “É importante a participação dos municípios nos recursos do ICMS-Ecológico, que é um incentivo à realização de ações que contribuam com a conservação do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida local”, afirmou Miyuki Hiashida.

A inspetora de Recursos Naturais da Superintendência de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Fernanda Silva, pontuou três municípios que apresentaram avanços nos resultados devido à melhoria no desempenho das ações ambientais comprovadas dentro do Sistema de ICMS-Ecológico (Siseco) em 2021, comparado ao ano anterior. São eles: Araguatins, Palmeirópolis e Araguacema.

Em Araguatins, a melhoria ocorreu na política de meio ambiente, controle e combate às queimadas, conservação do solo, saneamento básico e conservação da água, além de estar inserido na rota do turismo sustentável.

Em Palmeirópolis, os avanços também ocorreram com a execução da política de meio ambiente do município, conservação do solo e saneamento básico e conservação da água.

Araguacema é outro município que melhorou sua participação com a política de meio ambiente, conservação do solo e saneamento básico e também está inserido na rota do turismo sustentável.

A Semana do Meio Ambiente se estende até o próximo domingo, 5 de junho, dia em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Entre no nosso canal do Telegram: https://t.me/afnoticias

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.