Saúde

Mutirão de cirurgias para redução de mamas é realizado pela 1ª vez na região do Bico do Papagaio

'Procedimento não é estético, mas uma busca pela saúde', disse paciente.

Por Redação
Comentários (0)

21/11/2023 16h44 - Atualizado há 5 meses
Realização de cirurgia

“Sou uma das pacientes que entraram no mutirão de gigantomastia, a cirurgia para a redução das mamas, um procedimento que não é estético, mas sim uma busca pela saúde. E esse procedimento era um sonho que eu tinha há muito tempo, porque sofria com muita dor nas costas, o que em certos casos me impossibilitava de fazer as obrigações do dia a dia. Só tenho a agradecer pela oportunidade e estou muito feliz com o resultado”. Esta é a fala da Samara Miranda Soares, 27 anos, uma das 10 pacientes atendidas no primeiro mutirão de cirurgias, da referida especialidade, realizado no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG).

Os procedimentos foram realizados por meio do Programa de Aprimoramento de Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins, criado para dar agilidade aos atendimentos na rede de saúde pública do Tocantins.

“A cirurgia de gigantomastia é uma necessidade imprescindível para as mulheres que sofrem com essa situação, pois afeta profundamente a qualidade de vida, a saúde física e a autoestima destas. Sentimos satisfação em poder proporcionar alívio às nossas usuárias do SUS na região do Bico do Papagaio, contribuindo, assim, para uma melhoria notável na qualidade de vida. Expressamos nosso agradecimento ao Governo do Tocantins e toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde do por nos permitir propiciar mais este benefício à população”, disse a diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino de Almeida.

O médico responsável pela realização dos procedimentos no HRAUG, Paulo Sérgio Silvestre de Moura, comentou sobre o trabalho. “Fico honrado por liderar esse trabalho às 10 primeiras pacientes que agora possuem a sua história mudada. Agradeço ao Governo do Tocantins, pois essa com toda a certeza é uma das ações sociais mais importantes, principalmente para quem tanto sofre com essas condições”, disse.  

Gigantomastia

A cirurgia de redução das mamas (mamoplastia redutora) é realizada por meio da retirada do excesso de gordura, tecido mamário e pele de determinada região da mama. Assim que essa etapa é realizada, é feito o remodelamento, conferindo à mama seu formatado natural de cone, e reposicionando a aréola. 

Eletivas

As pacientes atendidas no HRAUG compreendem as mais de 27,5 mil pessoas retiradas da fila de espera por uma cirurgia eletiva, de outubro de 2021 a novembro de 2023, de acordo com os dados do Sistema Gerenciamento de Fila de Espera de Cirurgias Eletivas (SIGLE). Do total, 15.684 foram realizadas em 2023.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.