Semana de aniversário

Distrito de Araguaína se tornará sede da prefeitura por um dia e terá diversos eventos festivos

Programação diversificada será entre os dias 7 e 13 de agosto.

Por Redação 1.605
Comentários (0)

03/08/2023 17h16 - Atualizado há 8 meses
Distrito Novo Horizonte

O Distrito de Novo Horizonte, localizado a 17 km de Araguaína, se prepara para celebrar uma semana de festividades em comemoração ao aniversário de sete anos de criação. Entre os dias 7 e 13 de agosto, o evento "Novo Horizonte - Cidade por um Dia" transformará a localidade na sede, por um dia, do Poder Executivo de Araguaína e receberá ações e serviços de diversas secretarias da prefeitura. 

“Nossa cidade começou a partir de um pequeno povoado, por isso temos um respeito e apreço por todas as comunidades que hoje fazem parte do nosso município. Vemos o Novo Horizonte se desenvolvendo com a iniciativa privada e com os investimentos públicos que levamos para o distrito. Será uma honra para nós celebrarmos a história e estar mais perto dos moradores nessa semana de atividades”, conta o prefeito Wagner Rodrigues. 

Comunidade forte

O vereador Geraldo Silva, morador do distrito e um dos criadores do evento, ressalta a importância da localidade para Araguaína como porta de entrada na rodovia TO-222 para os viajantes que vêm do Pará e outras cidades da região.

“Com a realização das ações do município, diversos serviços e eventos culturais oferecidos para população, nós, do Distrito, das comunidades vizinhas e, sobretudo os moradores da zona rural, ficamos muito felizes em poder receber da prefeitura a atenção com a nossa região”, disse. 

Serviços à população

Na segunda-feira, dia 7, os moradores do distrito terão acesso a serviços da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína) e das secretarias da Assistência Social, Trabalho e Habitação; Educação; Fazenda; Saúde; Infraestrutura; Planejamento; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; e Esporte, Cultura e Lazer.

As ações incluem emissão do passe livre de estacionamento para idosos e deficientes físicos; esclarecimentos sobre alvarás de construção, habite-se e regularização de obras; Cadastro Único; emissão da Carteirinha do Idoso; informações habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida; negociação de débitos; palestras educacionais e de meio-ambiente; testes de saúde; atendimento médico, entre outros. 

Mais atividades

Para reforçar a conscientização sobre a violência contra a mulher, na terça-feira, 8 de agosto, será realizado um Encontro com Mulheres no pátio da Escola Dom Cornélio, com uma palestra ministrada pela delegada Sarah Lilian. Já na quarta-feira, 9, haverá um Culto de Ação de Graças na praça.

Na quinta-feira, dia 10, a comunidade se reunirá para a Caminhada pela Paz na praça e, à noite, ocorrerá a Missa Comunitária. Na sexta-feira, dia 11, a animação ficará por conta do Show de Calouros, também na praça.

No sábado, dia 12, os amantes de velocidade poderão prestigiar o GP Motocross na pista ao lado do campo de futebol; enquanto à noite, o Bailão da Cavalgada promete muita diversão na praça.

Para encerrar o evento, no domingo, dia 13, será realizada a 15ª Cavalgada do Novo Horizonte, com saída da Borracharia (Antigo pátio da Queiroz Galvão) e finalizando na Quadra de Esportes na Rua Prof. Alcione.
História

História

A história do Distrito de Novo Horizonte remonta a 1962, quando um homem chamado Raimundo Silva estabeleceu sua moradia em uma região conhecida como "Coqueiro do Chico" e, posteriormente, adquiriu uma área de nove alqueires, que passou a ser chamada de Fazenda Novo Horizonte, em 1964. Dois anos depois, Raimundo iniciou o loteamento do terreno, vendendo lotes para diversas pessoas interessadas em morar na região.

Ao longo dos anos, a população cresceu e o local evoluiu para um povoado. Em 2013, um projeto de lei foi apresentado solicitando a criação do Distrito Novo Horizonte, e em 2016, esse projeto foi aprovado. Em 14 de julho do mesmo ano, o distrito foi oficialmente criado pela Lei nº 3014/2016.

Uma curiosidade histórica remonta aos tempos em que Novo Horizonte ainda era um povoado, sendo popularmente conhecido como "Troca Tapa". Segundo relatos de moradores mais antigos, o apelido surgiu quando um visitante da cidade de Aragominas presenciou duas crianças brigando e, ao vê-las trocando socos, ocasionou o apelido peculiar para o local. 

Programação completa

07/08 - Ações das secretarias e serviços da Prefeitura das 08h às 17h.

08/08 - Encontro com mulheres - Palestra com a delegada Sarah Lilian sobre a violência contra a mulher (pátio da escola Dom Cornélio) às 19h

09/08 - Culto de Ação de Graças (praça) às 19h

10/08 - Caminhada pela Paz (praça) às 07h e Missa Comunitária (praça) às 19h.

11/08 - Show de Calouros (praça) às 19h

12/08 - GP Motocross (pista ao lado do campo de futebol) às 09h e Bailão da Cavalgada às 20h.

13/08 - 15ª Cavalgada do Novo Horizonte, saindo da Borracharia (Antigo pátio da Queiroz Galvão) e finalizando na Quadra de Esportes na Rua Prof. Alcione – 08h.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.