Saúde da mulher

Você sabia? Mulheres têm direito a folga para realizar exames preventivos de câncer no Tocantins

Afixação de placas informativas tornou-se obrigatória em todo o Estado.

Por Redação
Comentários (0)

28/12/2022 10h16 - Atualizado há 1 ano
A Lei Estadual entrou em vigor nesta segunda-feira, 26

Desde 2019, no Tocantins é concedido às servidoras e trabalhadoras de empresas privadas e empregadas domésticas a concessão de um dia de folga anual para a realização de exames de controle e prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Para dar visibilidade, divulgação e garantia ao direito, a Assembleia Legislativa aprovou esta semana, a Lei nº 4.076, de 26 de dezembro de 2022, que torna obrigatória afixação de placas informativas sobre esse direito em estabelecimentos públicos e privados.

Para o gerente da Rede Oncológica da Secretária de Estado da Saúde (SES-TO), Rodrigo Cândido, “toda iniciativa destinada a incentivar a prevenção de doenças é importante, principalmente, quando o assunto é prevenção e controle do câncer, pois a detecção precoce é essencial para iniciar um tratamento rápido e assim, aumentando as chances de sucesso e cura. Esperamos que haja adesão de toda a sociedade”.

“Sou servidora do Estado desde 2008 e sempre procuro manter meus exames preventivos em dia e não tinha conhecimento dessa lei, acredito que com essa informação sendo divulgada nas empresas e órgãos públicos muitas mulheres poderão ter conhecimento desse direito", afirmou a servidora pública, Izalene Vieira da Silva Nogueira.

A lei prevê ainda que em caso de descumprimento, após a advertência, será aplicada uma multa no valor de R$ 500,00, que será dobrada em caso de reincidência. Os valores arrecadados provenientes da aplicação das multas prevista nesta lei serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde (FES).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.