Tocantins

Nove pessoas são infectadas com doença de Chagas após ingerir suco de bacaba

O Tocantins já tinha registrado dois casos da doença em 2018.

Por Raimunda Costa 4.481
Comentários (0)

08/12/2018 16h35 - Atualizado há 5 anos
Transmissor da doença costuma se hospedar em palmeiras

Nove pessoas foram infectadas com a doença de Chagas após tomar um suco contaminado durante uma festa em Aparecida do Rio Negro, a 70 km de Palmas. A bebida foi feita com bacaba, que é uma espécie de palmeira da Amazônia.

O principal transmissor da doença é o besouro Barbeiro. A suspeita é que ele tenha se alojado na árvore e as fezes dele tenham ido parar no suco.

A bacaba é encontrada com maior frequência no Amazonas, Pará, Acre, Tocantins e no sul do Maranhão.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a confirmação foi divulgada após as vítimas serem atendidas no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína.

Segundo a Sesau, outros quatro casos suspeitos da doença foram notificados nesta sexta-feira (7), e seguem sob investigações, com realização de exames.

Ainda conforme o órgão, os pacientes estão sendo acompanhados por especialistas e uma equipe da vigilância epidemiológica dará todo o suporte necessário ao município onde houve a contaminação.

O Tocantins já tinha registrado dois casos da doença em 2018. Nos últimos três anos foram pelo menos 34 pessoas com diagnóstico de doença de Chagas em todo o Estado.

Leia a íntegra da nota

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que foram notificados, nesta sexta-feira, 7, 13 casos suspeitos de doenças de chagas, por consumo de bacaba contaminada, no município de Aparecida do Rio Negro.

Do total, nove casos foram confirmados, após atendimentos no Hospital Geral de Palmas e no Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína. Os demais seguem sob investigações, com realização de exames.

A SES destaca que os pacientes estão sendo acompanhados por especialistas e que uma equipe da Vigilância Epidemiológica dará todo o suporte necessário ao município onde houve a contaminação".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.