Planejamento

'O Tocantins que desejamos': PPA em Araguaína reúne 15 municípios e debate temas essenciais

As consultas públicas são coordenadas pela secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz).

Por Redação
Comentários (0)

18/06/2019 19h13 - Atualizado há 4 anos
Governador Carlesse fez a abertura do encontro em Araguaína

Araguaína, a capital econômica do Estado, sediou nesta terça-feira (18) a 5ª edição da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual 2020/2023, que tem como tema 'O Tocantins que Desejamos'. O evento foi aberto oficialmente pelo governador Mauro Carlesse, na Escola Estadual José Alves de Assis e reuniu representantes de 15 municípios.

Para Carlesse, o PPA é uma oportunidade para, junto com a comunidade, definir as prioridades para cada cidade e promover o desenvolvimento de forma mais democrática e justa. A exemplo de outras edições, o governador recomendou que fosse dada voz àquelas comunidades até então esquecidas.

"O PPA é muito importante e queremos que esse novo planejamento seja muito mais abrangente e alcance aquelas pessoas e comunidades sempre esquecidas", recomendou.

As consultas públicas são coordenadas pela secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz), e contam com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público.  É por meio dessas consultas que o Governo colhe subsídios junto à população sobre as prioridades de cada localidade para formatar as políticas públicas que vão atender a população para um período de quatro anos.

Municípios

Participaram desta edição em Araguaína os municípios de Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia, Xambioá.

Eixos temáticos

Na programação em cada localidade constam debates em torno dos seis eixos considerados essenciais ao desenvolvimento socioeconômico do Estado do Tocantins: Saúde; Segurança, Assistência Social e Direitos Humanos; Gestão Pública, Participação Social e Diálogo Federativo; Estrutura Produtiva e Sustentabilidade Ambiental; Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; e Infraestrutura, Desenvolvimento Regional e Redes de Cidades.

Plano Plurianual

O PPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

Previsto na Constituição, estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital, custeio e outras dela decorrentes aos programas de duração continuada para o desenvolvimento do Estado. O documento a ser elaborado com o resultado das consultas públicas, será para execução no período de 2020 a 2023

Participantes

A consulta pública contou com a presença do vice-governador Vanderlei Barbosa; o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade; o procurador geral de Justiça, José Omar de Almeida; o defensor público geral, Fábio Monteiro; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Severiano Costa Andrade; deputados estaduais; prefeitos da região; secretários de Estado, outras autoridades e comunidade em geral.

 

Foram debatidos seis eixos considerados essenciais para o desenvolvimento do Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.