Debate permanente

OAB e sindicato criam fórum pela liberdade de imprensa no Tocantins após ameaças a jornalistas

Além da OAB e Sindjor, outras instituições também serão convidadas a fazerem parte do fórum.

Por Redação
Comentários (0)

15/12/2019 08h30 - Atualizado há 1 mês
Fórum foi criado nesta sexata-feira, 13

Após graves denúncias de intimidações contra o trabalho de jornalistas, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Sindicato dos Jornalistas do Estado, o Sindjor, criaram o Fórum Permanente pela Liberdade de Imprensa do Tocantins, na tarde desta sexta-feira (13).  

Um dos casos mais recentes de intimidação contra o trabalho da imprensa ocorreu contra o jornalista Lailton Costa. Conforme denúncia, ele teria recebido pressão para não divulgar reportagem investigativa que tratava de possíveis irregularidades em contratos firmados pelo Governo do Estado, que estão sendo investigados pela Polícia Federal.

A imprensa tem um papel primordial na manutenção do estado democrático de direito no país. Atentar contra a liberdade de sua atuação é atingir frontalmente o direito fundamental da sociedade de acesso à informação. A intenção da criação desse fórum, em conjunto com o Sindjor e outras instituições, é mantermos a vigilância constante sobre a manutenção desse direito e atuarmos de maneira intransigente contra qualquer ato que fira a liberdade de imprensa no Estado”, pontuou o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga.

A presidente do Sindjor, Alessandra Bacelar, informou que há um movimento no país para que a classe se fortaleça e mantenha seu papel de defesa da sociedade. “São diversos os episódios de cerceamento no exercício da profissão, então os jornalistas estão buscando se unir, juntando-se também a outras categorias como a da advocacia, em defesa da liberdade de imprensa e da democracia no Tocantins”, disse .

Além de representante da OAB/TO e do Sindjor, outras instituições governamentais e não governamentais também serão convidadas a fazerem parte do Fórum Permanente pela Liberdade de Imprensa no Tocantins.

+ PF faz operação contra grupo suspeito de intimidar jornalistas, corrupção e fraude no Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2020 AF Notícias. Todos os direitos reservados.