Rio Tocantins

Nova ponte de Porto Nacional entra na reta final: 'concluímos a parte mais difícil', diz engenheiro

Estão sendo investidos pelo governo do Estado quase R$ 150 milhões.

Por Redação 2.949
Comentários (0)

29/01/2024 14h45 - Atualizado há 2 meses
Com 85% concluída, Ponte de Porto Nacional é a maior obra de infraestrutura em andamento do Estado

As obras de construção da nova ponte de Porto Nacional (TO), no Rio Tocantins, estão em fase final com a instalação da última viga de sustentação da estrutura, responsável por distribuir o peso para os pilares, crucial na estabilidade e resistência da ponte. Com 85% das obras concluídas, a nova etapa consiste em serviços de iluminação, sinalização e serviços de segurança para veículos e pedestres.

Ao todo são 90 vigas que compõem a estrutura da maior obra de infraestrutura em andamento do Estado, com investimento de R$ 149 milhões do Governo do Tocantins em parceria com o Banco de Brasília.

A ponte tem 1.088 metros, além do encabeçamento de 200 metros de cada lado, totalizando 1.488 metros. "Esperávamos muito para que essa etapa fosse concluída. Sempre fiscalizamos o andamento dessa obra, pois sabemos da necessidade e importância da ponte para toda a população do Estado”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

Segundo o engenheiro civil da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Luciano Bertazzi, responsável pela obra, esse é o processo mais delicado e de extrema necessidade para a segurança estrutural da ponte. “Concluímos a parte mais difícil da construção, que foi a estruturação das vigas na margem esquerda do Rio Tocantins, sentido a cidade de Fátima. Todo o trabalho exige muita atenção e cuidado, já que o transporte dessas vigas era muito cauteloso, visto que cada uma tem 43 metros e pesa 120 toneladas.  Agora, a logística melhorou muito, o que facilita a parte de acabamento”, reforça Luciano Bertazzi.

As etapas mais importantes foram concluídas em tempo hábil, a exemplo das fundações que foram fixadas na ponte, outra etapa crucial no processo de construção. As fundações são as estruturas responsáveis por transmitir as cargas da ponte para o solo de maneira segura e estável, sendo projetadas para distribuir o peso da ponte uniformemente e evitar afundamento ou instabilidade. As fundações executadas nesta obra, além de terem uma profundidade média de 30 metros, têm diâmetro variável entre 1,20 metro e 1,60 metro. 

“Estamos, agora, tratando da questão do acabamento. Vamos melhorar a iluminação e a sinalização; colocar os ‘guarda-rodas’ (estrutura de proteção nos lados da via de rolamento); as grades de proteção para os pedestres; terraplanagem e estruturação nas vias de acesso da ponte”, frisa Luciano Bertazzi.

Importância da obra

A nova ponte é de suma importância para a região, pois liga vários municípios do Estado a Porto Nacional e, consequentemente, a capital Palmas, facilitando o escoamento da produção, além do fluxo de passageiros.

O agricultor Mauro Moura é morador da zona rural de Porto Nacional, e acompanhou o processo de construção da primeira ponte e agora da nova obra. “Essa ponte vai mudar tudo por aqui. Acho ótimo que esteja no processo final. Tenho que fazer essa travessia diária e ter uma nova estrutura como essa nos deixa confiantes e seguros”, afirma o pequeno produtor.

Obra na ponte entra agora na etapa de serviços de acabamento, como iluminação, sinalização e serviços de segurança para veículos e pedestres
Obra é uma das prioridades do governador Wanderlei Barbosa, que acompanha de perto o andamento dos trabalhos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.