Piracema

Operação apreende 200 kg de peixe e 3 mil de metros de redes em Filadélfia e Babaçulândia

Ação também ocorreu na Ponte da Amizade, em Palmas.

Por Redação 631
Comentários (0)

24/11/2023 09h09 - Atualizado há 5 meses
Neste período é proibido a pesca predatória.

Para coibir a pesca ilegal durante a piracema, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou, nesta quarta-feira (22), uma blitz da Operação Piracema 2023/2024 em parceira com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a Guarda Metropolitana de Palmas e o Grupamento Aéreo (Graer/PMTO).

A ação, que ocorreu na Ponte da Amizade em Palmas resultou na apreensão de um caminhão transportando cerca de 12 mil metros de carvão de origem vegetal nativa.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, coronel Edvan de Jesus Silva, explicou que a operação contou com patrulhamento terrestre, aéreo e aquático. “Tivemos equipes atuando no lago de Palmas, realizando blitz terrestre e também sobrevoando a região com drones e helicóptero”, informou.   

De acordo com o gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, as ações irão ocorrer em todo o Estado, durante o período da piracema, conforme previsto na Portaria nº 155/2023 Naturatins. “O objetivo é coibir a caça e a pesca predatórias, o transporte ilegal de pescado, além de outros crimes ambientais”, explicou.    

Babaçulândia e Filadélfia

A fiscalização do Naturatins também atuou nos municípios de Babaçulândia e Filadélfia, por meio da equipe do Pólo II do órgão ambiental, sediado em Araguaína.

A ação que foi realizada no rio Tocantins e seus afluentes, resultou no recolhimento de 3 mil metros de redes de emalhar de diversos tamanhos, 200 quilos de pescado, uma canoa, um motor rabeta e diversos apetrechos de pesca.

Os peixes apreendidos foram doados para a comunidade local e também para o Lar de Idosos Sagrado Coração de Jesus, situado em Araguaína.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.