Desvalorização

Servidores da ATS reclamam de baixos salários e falta de valorização; 90% são contratados

De acordo com os trabalhadores, a ATS promete aumentar os salários há três anos.

Por Conteúdo AF Notícias 980
Comentários (0)

29/08/2023 17h00 - Atualizado há 7 meses
Agência Tocantinense de Saneamento atende 47 municípios

Os servidores da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) que atuam no setor operacional reclamam dos baixos salários pagos pela autarquia estadual e da falta de valorização profissional. Dos 285 servidores da agência, 259 são comissionados ou contratos temporários, ou seja, mais de 90%.

A ATS é a concessionária responsável pelo sistema de abastecimento e distribuição de água e esgotamento sanitário em 47 cidades do Tocantins. O atual presidente da agência é Davi Goveia Junior.

Outras três empresas atuam no estado na área de saneamento básico: BRK Ambiental, HidroForte e Água São José.

Conforme os trabalhadores da ATS, as demais concessionárias pagam melhores salários aos seus colaboradores, praticamente o dobro para funções idênticas.

Eles citam o exemplo dos operadores de estação de tratamento de água (ETA), que na ATS estariam recebendo salário bruto de apenas R$ 1.320, enquanto na BRK e na Hidroforte, R$ 2.180,00.

Tem dias que trabalhamos até tarde da noite para tirar algum vazamento e não deixar faltar água na casa das pessoas”, afirmou um operador.

Em consulta ao Portal da Transparência do Governo do Estado, a reportagem constatou que a ATS possui 285 servidores, sendo apenas 26 efetivos (concursados). Os demais são comissionados ou contratos temporários. Grande parte dos servidores estão lotados na Diretoria de Produção e recebem um salário mínimo.

Ainda segundo os trabalhadores, a promessa de melhorias salariais se arrasta há pelo menos três anos na ATS.

“As outras empresas concorrentes pagam melhores salários. Lá ganham o dobro de nós e fazemos as mesmas coisas que eles. Já tem anos que existe essa promessa de melhorar os salários, mas até agora nada. Somos trabalhadores, pais de família, e merecemos valorização”, finalizou o servidor.

O QUE DIZ A ATS?

"A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informa que um estudo de impacto orçamentário e financeiro do órgão está em fase final de execução. Por se tratar de uma Autarquia (Entidade de direito público, com autonomia econômica, técnica e administrativa tutelada e fiscalizada pelo Estado), qualquer tipo de alteração salarial deve ser feito por meio de um Projeto de Lei encaminhado ao Poder Legislativo e aprovado pela Casa de Leis".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.