Captação

Família autoriza doação de órgãos de jovem que foi vítima de arma de fogo em Palmas

Esta é a oitava captação de órgãos feita em 2020.

Por Redação 949
Comentários (0)

11/11/2020 17h51 - Atualizado há 3 anos
Captação ocorreu no HGP

O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou a captação de coração e fígado de um jovem vítima de arma de fogo que deu entrada na unidade no início do mês e o quadro de saúde evoluiu para morte encefálica. Esta é a oitava captação em 2020. 

Os órgãos foram captados nesta quarta-feira (11) e serão enviados para Brasília (DF). “Há muitas pessoas aguardando por transplantes no Brasil. A doação de órgãos é um ato de amor que beneficia muitas vidas. Para que a doação aconteça, a família tem que ser favorável, por esta razão, é importante expressarmos em vida aos nossos familiares o desejo de ser doador”, ressaltou a coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins, Suziane Crateús.

O hospital conta com uma equipe qualificada e específica que atua na unidade. O processo de captação é realizado pela equipe externa que irá receber e transportar os órgãos. Nesta missão, foram cinco pessoas envolvidas, que se deslocaram de Brasília com o apoio da Força Aérea Brasileira para a captação. A operação contou com o apoio da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade.

Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, muitas vezes é uma decisão difícil para as famílias. “Hoje contamos uma equipe qualificada, que se dedica para sensibilizar as pessoas de que esse é um grande ato de solidariedade e amor ao próximo, que irá salvar vidas”, destacou.

Com funciona a doação?

Para que aconteça a doação, é necessário que a família tenha conhecimento do desejo de ser doador, uma vez que parte dela a autorização para captação dos órgãos.

A autorização deve ser concomitante ao quadro de morte encefálica, ou seja, quando ocorre uma perda definitiva das funções do cérebro e, por isso, a recuperação não é mais possível. Neste tipo de quadro, os órgãos permanecem ativos por um curto período de tempo, o que permite então a captação para que sejam remetidos aos receptores.

Os órgãos captados beneficiarão pessoas em Brasília

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.