Jalapão

MPTO, PM, Sebrae e Naturatins fecham o cerco contra colheita ilegal do 'ouro do Tocantins'

Capim dourado é um patrimônio ambiental e cultural do Estado.

Por Redação
Comentários (0)

08/09/2022 08h42 - Atualizado há 1 ano
O acordo foi assinado no período em que é mais comum a coleta clandestina do capim dourado.

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), o Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins), Energisa e a Polícia Militar celebraram na terça-feira, (6), um Termo de Cooperação Técnica que tem objetivo de implementar ações de conservação do capim dourado na região do Jalapão. A iniciativa é voltada para o monitoramento e fiscalização visando coibir o manejo, a coleta e o transporte ilegal do capim que é considerado o ouro do Jalapão.

O termo foi uma iniciativa da Energisa, que contou com a articulação do MPTO, por meio do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma).

Durante a assinatura, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, enalteceu a união de esforços entre os órgãos e as instituições. “O capim dourado é um patrimônio ambiental e cultural do Estado, importante para a economia de muitas pessoas. Fico extremamente feliz em celebrar este acordo. Tenho certeza que essa união vai contribuir para coibir irregularidades”, afirmou o PGJ.

O diretor de relações institucionais da Energisa, Alankardek Ferreira Moreira, afirmou que a “companhia se sente muito honrada em integrar o termo”. Dentre outras atribuições, a concessionária de distribuição de energia será responsável por realizar um trabalho educativo, com a instalação de placas de advertência nos campos de coleta da comunidade Mumbuca, em Mateiros, e por apoiar financeiramente uma associação local.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, enfatizou que a corporação está engajada na missão de proteger o capim dourado e que a intenção é elevar “os níveis de segurança e fiscalização” na região de plantio. “Já temos viaturas exclusivas fazendo patrulhas no Jalapão. Entendemos que é muito importante proteger essa riqueza natural do nosso Estado e estamos prontos para dar todo o apoio necessário possível”, disse.

Precisamos trabalhar juntos para que possamos cumprir o que diz este termo. Esta união é importante para garantir o crescimento do nosso Estado e proteger nossa biodiversidade. Estamos dispostos a trabalhar unidos”, declarou a presidente interina do Naturatins, Waléria Figueiredo, que, no ato, representou o presidente do instituto, Renato Jayme da Silva.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.