Covid-19

Pai nega autorização para adolescente se vacinar e vira caso de Justiça no Tocantins

Juiz concedeu liminar autorizando a vacinação da garota.

Por Redação 1.630
Comentários (0)

16/09/2021 10h11 - Atualizado há 2 anos
Adolescente tem 16 anos e mora em Palmas

A Justiça deferiu liminar nesta quarta-feira (15) assegurando o direito à vacinação contra covid-19 a uma adolescente de 16 anos cujo pai negou-se a assinar a autorização para a imunização. A jovem mora em Palmas (TO).

Como a adolescente se encontra sob guarda compartilhada, a Secretaria Municipal de Saúde estava exigindo a autorização conjunta dos dois genitores para a aplicação da vacina, porém, o pai da adolescente se negou a permitir, alegando, de forma genérica e injustificada, “diversas razões”.

Na condição de fiscal da lei e guardião dos direitos da criança e do adolescente, o Ministério Público defendeu que o Estado pode se sobrepor a vontades pessoais em situações como esta, em que o poder familiar coloca em risco a saúde dos filhos e da coletividade.

A promotora de Justiça Flávia Rodrigues Cunha também mencionou tese fixada por decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF), na qual restou decidido que “o direito à saúde coletiva e, particularmente, das crianças e dos adolescentes, deve prevalecer sobre a liberdade de consciência e de convicção filosófica.” Ela menciona ainda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece a obrigatoriedade da vacinação quando houver recomendação das autoridades sanitárias.

“Nesse sentido, o Ministério Público, no seu dever de defender a sociedade e visando atender ao interesse da criança e adolescente, considera que o poder familiar não autoriza que os pais, invocando razões genéricas, coloquem em risco a saúde dos filhos, pois, aqui, não se trata mais de uma questão individual, mas uma decisão que interfere na coletividade”, acrescentou a promotora de Justiça.

A liminar que assegurou à adolescente o direito à vacinação foi expedida pelo juiz Nelson Coelho Filho.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.