Tocantins

Parceria entre ATM e IFTO ofertará mais de 10 mil vagas para cursos profissionalizantes no Estado

Cursos nas áreas de administração, agronegócio, informática para internet, meio ambiente e serviços públicos.

Por Redação 2.606
Comentários (0)

27/11/2019 09h25 - Atualizado há 4 meses
As aulas devem iniciar em fevereiro de 2020

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) firmou parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para a oferta e divulgação de mais de 10 mil vagas em cursos profissionalizantes aos municípios.

A parceria envolve a participação das prefeituras, que deverão manifestar interesse em celebrar convênio com o IFTO até o dia 29 de novembro e, posteriormente, organizar uma estrutura adequada para o recebimento dos cursos técnicos.

A ATM informou que será ofertado o ensino nas áreas de administração, agronegócio, informática para internet, meio ambiente e serviços públicos.

O corpo docente do IFTO será responsável pelas capacitações e o instituto dará a certificação aos participantes. Os cursos serão presenciais e adistância, e exigirá contrapartidas das prefeituras, como espaço físico, internet, equipamentos de informática e vídeo, servidores e manutenção.

Parceria compensatória

Na avaliação da ATM, a parceria das prefeituras com o IFTO amplia a educação e qualificação profissional de jovens e adultos. “Trata-se de oportunizar a esse público que reside em cidades sem polo do IFTO o acesso ao ensino federal”, frisou o prefeito de Pedro Afonso e presidente da ATM, Jairo Mariano.

Início das aulas

Está previsto para fevereiro de 2020 o início das atividades, segundo a direção do IFTO. As aulas serão no modelo de educação a distância, sendo que cerca de 20% da carga horária será de aulas presenciais.

O restante da carga horária será desenvolvido com base em atividades e conteúdos a serem disponibilizados em plataforma virtual, acessível via internet.

A contrapartida do IFTO será a oferta dos cursos, a disponibilização dos professores e material didático de forma digital, a promoção de aulas telepresenciais, o custeio do translado de coordenadores e professores aos polos e disponibilizar cursos e videoaulas através de mediação tecnológica ou ambiente virtual. 

Participação

Para que haja a adequação do processo de participação e projeção da estrutura a ser implementada posteriormente, o IFTO informou que as manifestações de interesse das prefeituras sejam enviadas até o dia 29 de novembro, via ofício para o email: ascom@atm-to.org.br.

O IFTO afirmou também que fará contato com os municípios interessados para mais orientações e procedimentos e ajustes para a formalização da parceria.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2020 AF Notícias. Todos os direitos reservados.