Jaciara Pereira

Moradora de Araguaína é a 2ª mulher a conquistar faixa preta de jiu-jitsu no Tocantins

Na academia, ela conheceu o marido, com quem compartilha a vida há 13 anos.

Por Redação 2.025
Comentários (0)

18/02/2022 16h41 - Atualizado há 2 anos
Jaciara Pereira

Na segunda reportagem da série “Mulheres em Foco”, a história é da moradora Jaciara Pereira, de 43 anos. Atleta desde a adolescência, ela alcançou recentemente lugar de destaque no jiu-jitsu, esporte ainda praticado em sua maioria por homens.

A série em comemoração ao Dia da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março, tem como objetivo mostrar histórias reais de araguainenses que enfrentaram e superaram preconceitos ao longo da vida.

Jaciara Pereira é mãe do Pedro, de 9 anos, esposa, servidora pública em um hospital, pós-graduada em Matemática e mestre em jiu-jitsu. Aos 43 anos, a lutadora se tornou a segunda mulher do Tocantins a alcançar a graduação na faixa preta do esporte que pratica há 17 anos. Mas segundo a Assessoria da Prefeitura de Araguaína, a atleta é a primeira mulher do Tocantins a conquistar a graduação de faixa preta com inserção na diplomação  pela CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu). 

Seu nome irá constar junto aos outros atletas no quadro da instituição ao final do trâmite legal de federalização e poderá ser conferido pelo site https://cbjj.com.br/, clicando em “faixas pretas diplomados” no menu.

Amor pela luta

“Me tornei mestre de jiu-jitsu, que é o objetivo de todo e qualquer lutador, meu nome ficou marcado na história do esporte tocantinense. Gosto do que faço e realizo com muita disciplina e honradez. Para mim, esse dia coroou todos os anos de dedicação, abdicação e de amor ao esporte”, destacou Jaciara.

A atleta contou que o esporte é mais praticado por homens, pois os golpes para serem executados exigem muito contato físico, motivo que pode inibir a participação do público feminino e também, em alguns casos, o preconceito masculino. Sempre decidida pelo que queria, deixou de lado as possibilidades que a impediriam de alcançar seu sonho.

“No tatame, nunca houve comigo uma situação em que eu pudesse me sentir violada na minha intimidade corporal. Nossa filosofia na academia é muito rigorosa quanto a isso, mas muitas mulheres não procuram a luta pelo risco de serem desrespeitadas”, citou a mestre.

Do tatame para o altar

Na academia, Jaciara conheceu o marido, com quem compartilha há 13 anos a vida e divide a mesma paixão pelo esporte. Ambos são faixa preta.

"Quando ele começou, eu estava na faixa azul, mas ele evoluiu ao ponto de pegar a preta há mais de 3 anos, por ter mais disponibilidade para o treino, enquanto eu agora que conquistei a preta, justamente pelas tantas atribuições que carrego como mulher”, disse Jaciara.

Luta diária

Para evoluir na modalidade, ela afirma que nunca pensou em desistir, mesmo em meio aos desafios e aos outros papéis que desempenha. “Sempre gostei do esporte, nunca abandonei o jiu-jitsu mesmo quando vieram situações contrárias, conciliei os treinos com minha vida materna, matrimonial, as corridas de rua, trabalho e estudo, mostrando que nós mulheres podemos conquistar novos objetivos, o que a gente não pode é desistir dos sonhos”, afirmou.

Além de mestre no jiu-jitsu, Jaciara é pentacampeã da Corrida de Rua de Araguaína e terceira colocada na corrida estadual.

Propósito de vida

Natural de Palmeiras do Tocantins, Jaciara mora há 25 anos em Araguaína, saiu da zona rural em busca das suas metas. O olhar para o esporte começou no momento em que encontrou um panfleto na rua que falava sobre essa área e decidiu que era o caminho a seguir.  

"Sou órfã de mãe, vim para cá aos 17 anos, após dizer para o meu pai que iria embora, porque queria praticar esportes, me tornar uma grande atleta e estudar para ser uma servidora pública. Foi isso que fiz, saí de casa e realizei os meus sonhos”, garantiu.

Ser mulher

Para ela ser mulher e atleta é quebrar barreiras sem perder a feminilidade. “Sou a prova de que a mulher pode ser doce, vaidosa e ao mesmo tempo forte como uma guerreira. Com o jiu-jitsu, aprendi a ser mais disciplinada, focada, segura e livre”, finalizou.

Veja também

Jaciara Pereira
Jaciara ao lado de Arildo Andrade, mestre de jiu-jitsu

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.