Seguro Defeso

Pescadores passam necessidades no Tocantins sem receber benefício do INSS

O seguro defeso é uma assistência que o Governo Federal dá aos pescadores na piracema.

Por Redação 2.202
Comentários (0)

31/12/2018 09h05 - Atualizado há 5 anos
Pescadores são proibidos de trabalhar no período da piracema

O presidente da Colônia de Pescadores Artesanais de Araguanã, Júlio Pereira Matos, procurou o AF Notícias para denunciar a falta de pagamento do Seguro Defeso feito pela Previdência Social, órgão do Governo Federal.

"Seguro-Defeso é um benefício concedido à classe no período da Piracema, quando a pesca fica proibida. Em Araguanã, mais de 100 famílias de pescadores estão passando necessidades, até mesmo de alimentos. Estamos pedindo doações para ajudá-las", disse.

Matos fez um apelo: "Em nome da Colônia de Pescadores de Araguanã, estou pedindo ajuda para as famílias de pescadores, pois até agora não receberam esse benefício. Elas estão sem o seu o seu pão de cada dia na mesa", afirmou.

O secretário da Federação de Pescadores do Estado do Tocantins também explicou o problema. "Os ribeirinhos ficam sem pescar durante quatro meses. É com a pesca que eles se mantêm. Água e luz também estão cortadas. Eles precisam receber esse benefício para manter o sustento das famílias deles. A situação é muito triste", criticou.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é órgão responsável por fazer o pagamento do Seguro Defeso. "Eles alegam que estão com problema de manutenção no sistema. A colônia de pescadores de Araguanã está preocupada com a situação. Não podemos ficar assim. O Governo Federal precisa resolver esse problema de imediato", disse Júlio Matos.

Para respeitar a lei, de acordo com o presidente, os pescadores artesanais precisam ter em dia o pagamento do Seguro Defeso. "O valor que eles recebem não cobre a pesca, mas os ajuda a manter as famílias", reclamou o presidente.

Seguro Defeso

O seguro defeso é uma assistência financeira que o Governo Federal dá aos pescadores do País de novembro a fevereiro, período de reprodução dos peixes conhecido como Piracema.

Júlio Pereira Matos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.