Primeiro lugar ficou com os Estados Unidos e a segunda colocação, com a China.
O Brasil conquistou o terceiro lugar no ranking de pôster da 16ª Conferência Internacional sobre Epidemiologia Molecular e Genética Evolutiva de Doenças Infecciosas, que ocorre desde o último dia 14 em Dresden, na Alemanha.
A colocação brasileira no evento científico foi adquirida com a apresentação de uma pesquisa do mestre Maykon Jhuly Martins de Paiva, professor do curso de Medicina da Universidade de Gurupi (UnirG), campus de Paraíso do Tocantins.
Com o tema "Estudo Retrospectivo de Epidemiologia e Taxonomia Molecular da Malária no Brasil: Perspectivas sobre Dinâmica de Transmissão e Diversidade Genética", o professor foi o terceiro colocado entre pesquisadores de 46 países. O primeiro lugar ficou com os Estados Unidos e a segunda colocação, com a China.
O professor fez uma análise aprofundada sobre a malária no Brasil, com foco especial na dinâmica de transmissão e diversidade genética do parasita. Seu trabalho não apenas proporciona insights valiosos para a compreensão da doença, mas também pode contribuir para estratégias mais eficazes de controle e prevenção.
Durante o evento, o professor também apresentou, na categoria Oral, o trabalho “Abordagens de Saúde Única para Doenças Infecciosas: Um Foco na Tuberculose no Brasil”.
Os dois trabalhos apresentados têm como co-autores os professores da instituição, Savia Herrera, Walmirton D’Alessandro, e a acadêmica Aline Barbaresco, além da professora do Unitpac, Iangla Melo.
Maykon Paiva é graduado em Farmácia, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e atualmente cursa doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (UnB). Recentemente, Paiva foi reeleito para o cargo de presidente do Conselho Regional de Farmacêuticos do Tocantins.