Opine

Pesquisa pela internet busca saber pontos positivos e negativos do turismo de Araguaína

Respostas vão ajudar na elaboração do plano de ação do Inventário do Turismo do município.

Por Redação
Comentários (0)

06/04/2022 13h45 - Atualizado há 2 anos
Formulário on-line está disponível até esta sexta-feira, 8

O plano de ação do Inventário do Turismo de Araguaína está em elaboração, e os moradores podem participar de uma pesquisa on-line de opinião para ajudar no diagnóstico.

O levantamento é uma realização da Prefeitura, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), empresa especializada que foi contratada pelo município.
 
A pesquisa realizada pela internet tem cinco perguntas objetivas e 11 discursivas, não é identificada e pode ser respondida por qualquer morador. O objetivo é saber a opinião sobre o potencial turístico e tendências, como também os problemas que o morador acredita prejudicar o avanço do setor na região.

São perguntas para saber os pontos positivos e negativos, e quais medidas devem ser tomadas. Também visa buscar a percepção dos moradores sobre a origem dos visitantes no município e quais motivos os atraem. Além de apontar o nível de conhecimento do morador sobre os pontos turísticos de Araguaína. 

Mapeamento

O inventário mapeou os principais pontos e estruturas do setor turístico em Araguaína, como hotéis, espaços de alimentação e de lazer. Ele será usado para estimular a economia regional, que tem mais de 2,5 milhões de habitantes no raio de 250 km, e para manter e melhorar a estadia dos turistas na cidade. 

A versão digital do documento está em fase de finalização do layout e estará disponível para a população neste mês.

Turismo em alta

Desde 2013, a Prefeitura de Araguaína diz que investiu mais de R$ 130 milhões no desenvolvimento do turismo com várias obras já executadas, em realização ou em planejamento.  

Dentre as concluídas estão a Via Lago, o Parque Cimba, a revitalização do monumento do Cristo Redentor, reforma da Praça das Nações e a reconstrução e ampliação do Terminal Rodoviário.

A prefeitura também trabalha eventos culturais, como São João do Cerrado, Torneiro de Pesca do Garimpinho e a Via Sacra, e apoia na realização da Expoara (Exposição Agropecuária de Araguaína) e da maior cavalgada do mundo.
 
Já as obras entre em realização estão a modernização do Aeroporto Regional de Araguaína, a construção dos centros de Canoagem e de Convenções, repovoamento do Lago Azul com peixes de espécies extintas na região e a reconstrução do Espaço Cultural.
 
Em planejamento estão outros quatro parques urbanos e de conservação que serão construídos nos próximos anos: Raizal, São Miguel, Baixa Funda e Nascentes do Neblina.  Há programado também uma revitalização da Bacia do Rio Lontra que melhorará o tráfego de embarcações na região do Lago Azul.

O formulário da pesquisa on-line está disponível até sexta-feira (8) pelo link: https://forms.gle/2RNvZ4nEgtpEwbx69

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.