Eleições 2022

Pesquisa RecordTV aponta Dimas com 26% e Wanderlei com 22% na corrida ao governo

Foram analisados três cenários distintos, mas os resultados são similares.

Por Redação 4.616
Comentários (0)

30/03/2022 15h04 - Atualizado há 2 anos
Números mostram polarização entre Ronaldo Dimas e Wanderlei Barbosa

Uma pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada nesta quarta-feira (30), aponta o ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (Podemos) numericamente à frente do atual governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), mas dentro de um cenário de empate técnico na corrida para o Governo do Tocantins.

A pesquisa foi realizada por telefone com mil entrevistados, entre os dias 28 e 29 de março. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número TO-09191/2022.

Cenários

Dimas aparece com 26% das intenções de voto no primeiro cenário, enquanto o atual governador tem 22%. Paulo Mourão (PT) vem em terceiro, com 5%, seguido pelo deputado federal Osires Damaso (PSC) e por Laurez Moreira (PDT), ambos com 4%. O ex-senador Ataídes Oliveira (PROS) tem 2%. Brancos e nulos totalizaram 21%, enquanto 16% não souberam ou não responderam.

Resultado da pesquisa de intenção de voto estimulada ao governo do Tocantins (Cenário 1)

CENÁRIO 2

O segundo cenário, tendo apenas Ronaldo Dimas, Wanderlei Barbosa e Paulo Mourão, o ex-prefeito de Araguaína sobe para 28% e o atual governador sai com 23%. O petista aparece em terceiro, com 6%. Foram 24% de brancos e nulos e 19% não souberam ou não responderam.

Resultado da pesquisa de intenção de voto estimulada ao governo do Tocantins (Cenário 2)

CENÁRIO 3

No terceiro cenário, apenas com Ronaldo Dimas e Wanderlei Barbosa, Dimas tem 34% das intenções de voto, e o atual governador tem 30%. Brancos e nulos somaram 21%, enquanto os que não responderam ou não sabem totalizam 15%.

Resultado da pesquisa de intenção de voto estimulada ao governo do Tocantins (Cenário 3)

Probabilidade de voto

A pesquisa Big Data Real Time também avaliou a probabilidade de o eleitor votar nos nomes apontados como candidatos ao governo do Tocantins. O instituto perguntou se o entrevistado “votaria com certeza”, “poderia votar”, “não votaria de jeito nenhum” ou “não conhece o suficiente para opinar.”

Os dois pré-candidatos que apareceram na liderança quando a pergunta foi “votaria com certeza” foram Ronaldo Dimas e Wanderlei Barbosa. O ex-deputado e ex-prefeito foi citado como voto certo para 19%, enquanto o atual governador teve 17%.

Quando o nome mencionado foi o de Dimas, 25% afirmaram que poderiam votar e 18% não votariam de jeito nenhum. Os que disseram não conhecer o suficiente foram 27%, enquanto 11% não souberam ou não responderam.

Pesquisa de probabilidade de voto em Ronaldo Dimas (Podemos)

No caso de Barbosa, 24% afirmaram que poderiam votar e 25% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum. O total de pessoas que mencionaram não conhecer o suficiente foi de 17%, mesmo percentual entre aqueles que não souberam ou não responderam.

Pesquisa de probabilidade de voto em Wanderlei Barbosa (Republicanos)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.