Palmas

Pesquisadores do Tocantins recrutam pacientes hipertensos para pesquisa nacional sobre nutrição

Os pacientes realizarão três exames de sangue, receberão lanche e auxílio transporte, todos pagos pelo HCor.

Por Redação
Comentários (0)

08/10/2019 15h37 - Atualizado há 1 semana
Os trabalhos ocorrerão em Palmas

Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Palmas, estão recrutando pessoas com idade igual ou superior a 21 anos, com diagnóstico médico de hipertensão arterial, pressão arterial sistólica maior ou igual 140mmHg e que não receberam ou recebem orientação nutricional há pelo menos seis meses.

O projeto “Efetividade de uma estratégia nutricional para controle pressórico em pacientes com hipertensão arterial sistêmica usuários do Sistema Único de Saúde (SUS): estudo Nupress” é coordenado pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor), e fruto de um incentivo do Ministério da Saúde.

O objetivo é avaliar a efetividade de uma estratégia nutricional para controle pressórico em pacientes com hipertensão, após um ano de seguimento.

O estudo é multicêntrico e o curso de Nutrição da UFT é um dos centros da região Norte. Em Palmas, o estudo pretende acompanhar, por um ano, 56 pacientes que atendam aos critérios de inclusão.

Os participantes serão divididos por sorteio em dois grupos: o grupo intervenção e o grupo controle. O grupo controle receberá dieta prescrita conforme as orientações nutricionais atualmente recomendadas; e o grupo intervenção, o aconselhamento nutricional baseado na alimentação saudável, na qualidade da dieta e em conceitos de terapia comportamental e mindfulness.

Ao longo de um ano, os pacientes realizarão três exames de sangue, receberão lanche e auxílio transporte, todos pagos pelo HCor.

Os interessados em colaborar e/ou participar do projeto Nupress devem entrar em contato pelo telefone (63) 3229-4823 ou 984708631 (WhatsApp) ou pelo email nupresspalmasto@gmail.com, para agendar a primeira consulta e verificar se contemplam os requisitos necessários para participar da pesquisa.

(Thuany Gonçalves/UFT )

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2019 AF Notícias. Todos os direitos reservados.