Operações

PF prende secretário da Prefeitura de Palmas e apreende caixas e bolsas cheias de dinheiro e joias

Secretário de Desenvolvimento Urbano é preso em flagrante por lavagem de dinheiro.

Por Redação 6.620
Comentários (0)

10/08/2023 12h42 - Atualizado há 11 meses
Sacos cheios de dinheiro apreendidos na operação da PF

A Polícia Federal encontrou caixas e bolsas abarrotadas de dinheiro em espécie, além de muitas joias, durante as operações que investigam fraudes em contratos da Secretaria Municipal de Educação de Palmas, na manhã desta quinta-feira (10). Veja imagens ao final da matéria.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais de Palmas, Edmilson Vieira das Virgens, foi preso em flagrante suspeito de lavagem de dinheiro. O valor apreendido ainda foi contabilizado e divulgado oficialmente.

A Polícia Federal cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em duas operações. São investigados os crimes de contratação direta ilegal, corrupção e lavagem de dinheiro. 

As investigações começaram a partir de denúncias que levantaram suspeitas sobre contratos irregulares. Um deles envolveu a contratação de uma empresa para fornecer kits pedagógicos para as escolas sem processo de licitação. O outro caso foi a da contratação de uma empresa de forma emergencial, também sem licitação, para realizar o transporte escolar de alunos da zona rural. 

As operações foram nomeadas como "Segundo Plano" e "Plano Inserto", pois suspeita-se de que as contratações não foram feitas com o propósito de melhorar a qualidade da educação ou o transporte escolar na cidade, mas com o objetivo oculto de permitir o enriquecimento ilícito dos envolvidos.

Nota Oficial da Prefeitura de Palmas

"A Prefeitura de Palmas informa que o contrato emergencial do transporte escolar, alvo da investigação e operação na manhã desta quinta-feira, foi assinado e está em vigência para atender a mais de 3 mil crianças/dia, residentes na zona rural.

O contrato foi feito emergencialmente no início do ano, com dispensa de licitação, por falta de empresas que se enquadravam no processo licitatório elaborado pela gestão. O processo de licitação para contratação definitiva de empresa para atuar no transporte escolar está em curso, com o Pregão Eletrônico realizado ainda nesta quinta-feira, 10.

Já com relação ao contrato de aquisição de materiais didáticos, a gestão informa que o processo foi executado cumprindo os princípios legais, e que todas as informações foram repassadas aos órgãos de controle quando solicitadas, inclusive a ação foi arquivada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A gestão municipal informa, ainda, que segue colaborando com o trabalho da polícia e toda investigação para que tudo seja devidamente esclarecido."

Secretário Edmilson Vieira das Virgens foi preso na operação
Caixa repleta de dinheiro em espécie
Joias apreendidas na operação da PF
Quase 1 kg de joias
PF apreendeu muito dinheiro em espécie durante a operação em Palmas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.