Operação Lesa Pátria

PF faz buscas em prédio e apreende armamento em Palmas durante operação sobre o 8 de janeiro

Investigações Operação Lesa Pátria ainda estão em andamento.

Por Elias Viana 1.155
Comentários (0)

16/04/2024 10h04 - Atualizado há 2 semanas
Operação da Policia Federal em Palmas.

Notícias do Tocantins - Nesta terça-feira (16/4), a Polícia Federal deflagrou a 26ª fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é descobrir quem forneceu dinheiro, apoio ou incentivo para os atos de vandalismo praticados no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando centenas de pessoas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), deixando um rastro de destruição.

Ao todo, foram cumpridos 18 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo, nos estados do Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pará (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espirito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).

O AF Notícias acompanhou o momento em que policiais federais saíram de um prédio de alto padrão localizado numa área nobre de Palmas. Eles estavam carregando armas que foram apreendidas em um apartamento. A PF não divulgou informações sobre quem foi o alvo da operação. 

Imagens enviadas à imprensa pela própria Polícia Federal mostram que foram apreendidos um fuzil, pistolas e revólver, além de carregadores, muita munição e equipamentos táticos.

Os suspeitos também tiveram bens e dinheiro bloqueados. Estima-se que os danos aos prédios públicos possam chegar a R$ 40 milhões.

Conforme a Polícia Federal, são investigados os seguintes crimes:

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

  • Golpe de Estado;

  • Dano qualificado;

  • Associação criminosa;

  • Incitação ao crime;

  • Destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

OPERAÇÃO LESA PÁTRIA 

A Operação Lesa Pátria é uma série de investigações conduzidas pela Polícia Federal, focando em identificar financiadores, participantes e organizadores de atividades golpistas relacionadas aos ataques aos prédios dos Três Poderes em Brasília em 8 de janeiro de 2023.

A Polícia Federal considera essa operação como uma iniciativa contínua, com atualizações regulares sobre o número de mandados judiciais emitidos, pessoas detidas e fugitivos.

A Operação Lesa Pátria representa a maior ação policial realizada no Brasil desde a Operação Lava Jato (2014-2021).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.