Rede EaD

Policial penal do Tocantins será coordenador de cursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública

Vilson Pereira é concursado desde 2017 na área da segurança pública.

Por Conteúdo AF Notícias 1.473
Comentários (0)

04/10/2023 15h20 - Atualizado há 6 meses
Policial penal Vilson Pereira será um dos coordenadores dos cursos oferecidos pelo Pronasci 2.

O policial penal do Tocantins Vilson Pereira dos Santos foi aprovado na seleção do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para atuar como coordenador de cursos da Rede EaD da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Santos está passando por um treinamento e, logo em seguida, irá coordenar os tutores que atuam diretamente com os alunos bolsistas inscritos nos cursos.

Sobre os cursos

O governo federal disponibilizará 100 mil bolsas no valor de R$ 900 para capacitar agentes de segurança em todo o país. O benefício está previsto no Projeto Bolsa Formação, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).

De acordo com o Ministério da Justiça, os cursos serão focados nos eixos do Pronasci 2, e o auxílio beneficiará policiais militares, civis e penais, bombeiros militares, integrantes de órgãos oficiais de perícia criminal e guardas municipais de estados que aderirem à iniciativa.

O Pronasci tem, entre seus eixos prioritários, o de enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres, o combate ao racismo estrutural e as políticas públicas de segurança com foco em territórios vulneráveis e com altos indicadores de violência.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública informou que até o final deste ano serão realizadas duas edições dos cursos Pronasci, que atenderão um total de 100 mil profissionais de Segurança Pública em todo o país.

A primeira Edição, com previsão para acontecer no período de 25 de outubro a 14 de novembro, deverá contar com cerca de 60 mil alunos; já a segunda edição, de 30 de outubro a 21 de novembro, deverá atender 40 mil cursistas.

Os cursos que serão ofertados em 2023 e que deverão ser adotados pelo projeto Bolsa-Formação serão: Enfrentamento à violência contra mulheres e meninas (40h); Municípios e Segurança Pública (40h); Tecnologia aplicada à Segurança Pública (50h); Enfrentamento à desigualdade racial (40h); Papel do Susp na defesa da democracia (60h).

Currículo do policial penal

Vilson Pereira dos Santos é formado em História, Geografia, Pedagogia e Educação Física com mestrado em Educação. É professor da educação básica do Governo do Estado de Tocantins desde 2011 e, em 2017, passou no concurso para policial penal. 

Tem experiência em estágio supervisionado e na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos temas relativos à escravidão, castigos e violência. Também atua na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltado aos temas de Direito à Educação e Evasão Escolar. Além disso, tem cinco livros publicados na área da Educação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.