Oito suínos

Porcos que eram transportados em caminhão com mudança são sacrificados no Tocantins

Flagra foi feito por fiscais da Adapec em Talismã.

Por Redação 6.352
Comentários (0)

16/06/2020 11h55 - Atualizado há 3 anos
Veículo onde os porcos estavam

Durante fiscalização de rotina na barreira de fixa de Talismã (TO), nesta segunda-feira (15), fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) identificaram oito suínos sendo transportados ilegalmente do Pará, estado declarado não livre da Peste Suína Clássica (PSC). O destino era o estado de Goiás.

Como o Tocantins é internacionalmente livre da doença, o trânsito é proibido, por isso, os animais foram sacrificados com o apoio da Polícia Militar e da prefeitura.

De acordo com o supervisor técnico da área animal da regional de Formoso do Araguaia, Jorge França, o condutor do caminhão levava uma mudança e na carga havia diversas espécies de animais, todos com as documentações corretas, exceto os suínos que não poderiam transitar pelo Tocantins porque são provenientes de zona não livre da enfermidade.

Após a abordagem, os fiscais providenciaram a retirada dos suínos e executaram o rifle sanitário, conforme exige a legislação", explicou Jorge França.

A Adapec tem intensificado as fiscalizações nas barreiras fixas e móveis para impedir a movimentação ilegal de animais. “Estamos vigilantes. É proibido o ingresso de suínos, produtos e subprodutos de estados não declarados livres da PSC para os que são livres, conforme estabelecido na Instrução Normativa Federal nº 25, de 19 de julho de 2016“, afirmou a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Suídea, Regina Barbosa.

PSC

A PSC não é transmitida ao homem. Porém, a ocorrência de um foco implicaria em grandes perdas econômicas e repercussões sociais com o sacrifício de animais, interrupção das atividades das granjas, redução imediata da produção de carne, restrição comercial de países importadores de animais, carnes, produtos e subprodutos de origem animal, bem como de produtos agrícolas como a soja e o milho, já que alguns mercados só importam os vegetais de área livre da PSC.

Segundo o Ministério da Agricultura, a área livre para PSC do país inclui três zonas, abrangendo o Distrito Federal e 15 estados (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, RJ, ES, BA, SE, TO,  RO e AC).

Sintomas

Os principais sintomas da doença que acomete os suídeos (suínos e javalis) são: febre alta, perda do apetite, diarreias, paralisias, tremores, manchas hemorrágicas pelo corpo e andar cambaleante.

Em caso de suspeita da doença, o produtor deve comunicar imediatamente a Adapec.

8 porcos foram sacrificados

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.