07 a 09 de setembro

Jogos indígenas reúnem povos do Tocantins e Mato Grosso na Ilha do Bananal

Entre as modalidades estão luta corporal, atletismo e futebol.

Por Redação
Comentários (0)

08/09/2023 17h50 - Atualizado há 7 meses
Indígenas durante jogo de futebol

Às margens do rio Javaés, em meio à exuberante natureza da maior ilha fluvial do mundo, seis povos indígenas dos estados do Tocantins e Mato Grosso participam do I Jogos Indígenas da Ilha do Bananal, entre os dias 07 e 09 de setembro, na aldeia Canuanã, município de Formoso do Araguaia. 

Tendo como realizadores o Governo do Tocantins e a Prefeitura de Formoso do Araguaia, o evento reúne cerca de 1.200 esportistas de diversas modalidades, como arco e flecha, luta corporal, atletismo, futebol e cabo de guerra.

A diversidade cultural presente nos jogos está representada na participação dos povos Javaé, Karajá, Krahô, Krahô-Kanela, Tapirapé e Xerente. E, também, ressaltada na participação das mulheres nas modalidades futebol feminino, cabo de guerra e atletismo.

Considerando anos anteriores, a organização do evento prevê um público de cerca de 5 mil pessoas assistindo aos jogos e participando das festividades, que contam com apresentações culturais e shows regionais.

Valorização cultural

Na realização dos jogos, o diretor de Proteção à Cultura dos Povos Originários e Tradicionais da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Célio Thorkã Kanela, ressaltou a importância do evento na promoção da cultura tradicional.

“Quando valorizamos nossa cultura e promovemos o intercâmbio com outros povos, inclusive os não indígenas, a gente permite que as pessoas conheçam e respeitem mais nossas tradições, isso diminui o preconceito existente com a cultura indígena”, afirmou.

A ocorrência dos jogos durante o feriado do dia 07 de setembro não é uma novidade na comunidade indígena de Canuanã, pois já era tradição as competições de futebol (uma das modalidades preferidas entre os povos) e uma grande celebração aproveitando a reunião entre os parentes (maneira como se referem aos indígenas de outros povos). O crescimento na participação fez com que as modalidades fossem ampliadas e, cada vez, mais público fosse atraído ao evento.

Percebendo o potencial para o município, a Prefeitura de Formoso do Araguaia decidiu encampar a realização do I Jogos Indígenas da Ilha do Bananal. “É uma alegria participar da organização dos jogos de Canuanã, primeiro por ser uma tradição e segundo, porque este ano tivemos um apoio do Governo do Estado, através da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, para que a gente pudesse aprimorar essa festividade. Além de ter todos os povos aqui da Ilha do Bananal, temos também outros povos do Tocantins e de outros estados. É oportunizar o intercâmbio entre esses diferentes povos e também permitir que a comunidade aqui de Formoso tenha contato com esses indígenas nesses dias em que estão sendo realizados esses jogos aqui na aldeia”, afirmou o prefeito de Formoso do Araguaia Heno Rodrigues.

Expectativas positivas

“Esse é o primeiro ano em que a prefeitura participa, e a expectativa foi muito boa, muito positiva. Estamos vivenciando esse momento com grande satisfação para a gestão municipal, tanto por envolver povos em nível de estado e, também, pela reação da comunidade indígena. Ontem, o cacique Tehãbi Javaé expressou a felicidade dele emocionado com esse evento, com a forma de organização e a participação de todos”, afirmou a secretária municipal da Educação, Cultura e Assuntos Indígenas de Formoso, Isabel Lima, que esteve à frente da organização junto com a comunidade de Canuanã.

Ao todo, participam 6 povos indígenas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.