Educação

Prefeita descumpre acordo sobre reajuste do piso e frustra professores em Guaraí: 'descaso', diz Sintet

Carreira do magistério está achatada em razão da desvalorização da categoria, diz Sintet.

Por Redação 861
Comentários (0)

02/03/2023 16h31 - Atualizado há 1 ano
Prefeita Fátima Coelho, de Guaraí

A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho (UB), ainda não cumpriu o acordo que fez com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) de pagar o reajuste do piso do magistério no início da carreira dos professores.

De acordo com a presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos, a carreira do magistério está "achatada" em razão da gestão não investir na valorização da categoria.

Para o sindicato, a valorização se faz pagando o piso no início da carreira dos professores e aplicando o reajuste nos demais níveis da tabela do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR), mas não é o que acontece.  

“No ano de 2022, a gestão fez um acordo com o sindicato que pagaria o piso no início da carreira e pagou nos meses de novembro e dezembro, mas não cumpriu o mês de janeiro. Outro descaso da gestão com os professores é não cumprir o PCCR. Há anos, estamos lutando pela reestruturação do PCCR, que até baixou o índice de um nível da tabela para outro para 4%, mas a prefeitura não destrava o processo e a Câmara de Vereadores não votou a nova lei de reestruturação, e segue a retirada de direitos e o desrespeito com os professores”, disse Iolanda Bastos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.