Em razão do impasse, TRE vai ceder veículos traçados para o transporte dos indígenas.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) vai ceder 12 veículos com tração 4x4 para transportar indígenas de Itacajá que irão votar no 2º turno das eleições neste domingo (30).
“A determinação é para que nenhum eleitor deixe de comparecer às urnas por falta de transporte”, disse o juiz eleitoral Carlos Roberto de Sousa Dutra.
A atuação do TRE-TO ocorreu depois que a Prefeitura de Itacajá informou que os veículos cedidos por empresários e candidatos durante o 1º turno não seriam mais disponibilizados para a votação do dia 30 de outubro. A prefeita do município é Maria Aparecida Lima Rocha Costa.
Em ofício encaminhado ao juiz eleitoral Carlos Roberto Sousa Dutra, a prefeitura disse que vai ceder apenas 03 ônibus escolares próprios e um veículo Jeep Compass para o transporte de eleitores no município durante o 2º turno.
A prefeitura disse ainda que, no 1º turno, recebeu ajuda de custo por meio de doações para abastecimento dos demais veículos e acrescentou que os automóveis locados estão à disposição da Justiça Eleitoral, caso queira abastecê-los e usá-los no 2º turno.
“Informamos ainda que os veículos que fizeram o transporte do eleitorado indígena no 1º turno foi doação dos comerciantes locais. Sendo que, para o 2º turno, os mesmos não se propõem a fazê-lo”, acrescentou a prefeitura.
Indígenas denunciam assédio eleitoral
Em meio à polêmica, os indígenas denunciaram assédio moral e eleitoral dentro e fora do território Krahô, em Itacajá, nesse 2º turno das eleições.
Segundo eles, a prefeitura não irá fornecer os veículos pelo fato de a prefeita Maria Aparecida apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL). “Os eleitores indígenas não apoiam tal candidatura, portanto a prefeita está fazendo de tudo para dificultar o percurso dos indígenas até as urnas”, argumentam.
No 1º turno das eleições, Lula (PT) obteve 62,94% (2.666) dos votos válidos em Itacajá, contra 32,27% (1.367) de Bolsonaro (PL).