Sul do Tocantins

Prefeitos de 18 cidades decidem compartilhar máquinas e servidores em obras e serviços

Termo de Cooperação será firmado no dia 18 de fevereiro, em Formoso.

Por Redação 1.774
Comentários (0)

29/01/2022 09h50 - Atualizado há 2 anos
Reunião com prefeitos do sul do Tocantins

Prefeitos de 12 municípios do sul do Tocantins se reuniram presencialmente nesta sexta-feira (28) visando discutir a elaboração de um Termo de Cooperação com o objetivo de unir esforços para a realização de trabalhos e serviços públicos em 18 cidades do sul do estado, em áreas como Agricultura, Infraestrutura e Saúde.

O Termo vai estabelecer as condições da parceria e sua execução, bem como a cessão de maquinários e servidores em diversas frentes .

Na prática, um Município poderá promover cessão de máquinas próprias e/ou servidores para reforçar os serviços em execução num outro Município. "Esse tipo de parceria tem se mostrado muito eficaz, promove a cooperação entre os Municípios e a celeridade em obras e serviços públicos", comenta o prefeito de Talismã, Diogo Borges, e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Inclusive ambulâncias poderão ser cedidas em situações de Emergência que eventualmente um Município esteja enfrentando, bem como máquinas ligadas à Agricultura.

Durante o encontro ficou definido que será criado um termo de cooperação entre os 18 municípios da Região Sul incluindo vários aspectos para proporcionar a integração de estrutura e serviços, como: maquinário, ambulância, equipamentos de saúde, comercialização de produtos, entre outros. O termo de cooperação, será formalizado pelo jurídico da ATM e a previsão que a assinatura do documento aconteça no dia 18 de fevereiro, em Formoso do Araguaia.

São Valério 

"Para os Municípios do Sul, em especial os menores, é um pontapé inicial na cooperação entre si. Vai ajudar muito nossa Região e nosso Estado, pois ao término do período chuvoso poderemos contar com uma estrutura maior de máquinas e servidores para estarmos recuperando nossos Municípios", disse o prefeito de São Valério, Olímpio Arraes.

Gurupi 

Prefeita da maior cidade da do Sul (Gurupi) Josi Nunes defendeu a coletividade em prol do desenvolvimento da região. "Nós temos que deixar de pensar no tamanho de cada cidade e pensarmos no conjunto, pois para que Gurupi cresça, Cariri, Talismã também deve crescer, ou seja, crescermos juntos. E com essa união vamos encontrar respostas para os grandes desafios, pois ficaria difícil o Município enfrentar sozinho", disse a gestora ao comentar que os Municípios vizinhos detém máquinas que Gurupi não possui e vice-versa, ao permitir assim a cooperação e ajuda entre si.

Esse é o segundo encontro realizado entre os gestores do Sul Tocantinense em janeiro desse ano com vistas a discutirem a cooperação. No dia 12, os prefeitos se reuniram na sede da ATM em Palmas para apresentarem a ideia, que recebeu apoio unânime. Alguns gestores participaram de forma online.

Presenças

Participaram da reunião os prefeitos Bartolomeu Moura (Palmeirópolis), Cezinha (Peixe), Diogo Borges (Talismã), Edmar da Construção (São Salvador do TO),  Heno Rodrigues (Formoso do Araguaia), Jakeline (Figueirópolis), Jarbas Ribeiro (Araguaçu), Josi Nunes (Gurupi), Jr. Marajó (Cariri do TO), Luciene Araújo (Jaú do Tocantins), Olímpio Arraes (São Valério) e Valdení Carvalho (Dueré), além do vice-prefeito de Gurupi, Gleydson Nato. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.