Fechamento total

Prefeitura de Guaraí se diz 'surpresa' com decreto de lockdown: 'é preciso evitar radicalismos'

A prefeitura ressaltou que não existe transmissão comunitária da doença na cidade.

Por Redação 841
Comentários (0)

17/05/2020 18h07 - Atualizado há 3 anos
Prefeita de Guaraí, Lires Ferneda (PSDB)

A Prefeitura de Guaraí disse que recebeu com "surpresa" o Decreto Estadual nº 6.095, do governador Mauro Carlesse (DEM), que determinou a suspensão total das atividades comerciais não essenciais em 35 municípios, incluindo Guaraí. A medida também proíbe a circulação de veículos e pessoas, o chamado lockdown.

A prefeitura ressaltou que não existe transmissão comunitária da doença em Guaraí e a cidade não faz parte da região do Bico do Papagaio. Dentre os 15 casos registrados no município, as investigações apontaram a origem da transmissão.

Por isso, a prefeitura disse que seguirá, "na medida do possível", a determinação do Governo do Tocantins.

A princípio, não haverá a publicação de um novo decreto municipal e as autoridades continuarão no trabalho de conscientização, em se tratando das medidas de prevenção ao Covid-19 e na fiscalização, coibindo atos infracionais à saúde pública.

Guaraí afirmou que é possível manter o equilíbrio, cuidando da saúde pública, com as medidas protetivas e de saúde financeira municipal, sem "radicalismo e agravamentos".

"Pelo cumprimento do Decreto ser complexo, devido à rodovia federal BR-153 passar no centro da cidade, e pela vida das pessoas já estar extremamente complexa, é preciso evitar radicalismos que afetam patamares econômicos, mas intensificar a rigidez no cumprimento das medidas de segurança à saúde pública como, por exemplo, aglomerações e o não uso de máscara", afirma a prefeitura.

Entenda

O governador Mauro Carlesse determinou a suspensão total das atividades não essenciais em um total de 35 municípios, incluindo Guaraí, a partir das 18 horas deste sábado (16) até às 18 horas do dia 23 de maio.  

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.