Dinheiro

Prefeituras recebem R$ 144 milhões do Governo do Estado provenientes do ICMS, IPVA e Fundeb

Verbas são o primeiro repasse constitucional de 2024 e contemplam os 139 municípios.

Por Redação 2.636
Comentários (0)

13/01/2024 08h40 - Atualizado há 3 meses
Repasses são feitos semanalmente pelo Governo do Estado

O Governo do Tocantins efetuou, nesta sexta-feira (12), o primeiro repasse de verbas constitucionais do exercício de 2024 aos 139 municípios do Estado.

O valor total transferido para as contas das prefeituras foi de R$ 144.382.471,42, provenientes das cotas-partes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Desde de outubro de 2021, quando o governador Wanderlei Barbosa assumiu o governo, esses repasses são feitos toda segunda-feira, com base na arrecadação da semana anterior. A transferência desta sexta-feira ocorre em dia diferente em decorrência dos trâmites do início do exercício financeiro de 2024.

A manutenção semanal das transferências constitucionais garante que os recursos arrecadados sejam revertidos em benefício a comunidades locais, além de reafirmar o compromisso da gestão estadual com a transparência e responsabilidade fiscal.

O entendimento do Governo do Estado é o de que o repasse das verbas é importante para a construção de uma gestão pública eficiente e voltada para o desenvolvimento integral do Tocantins, pois os valores são destinados aos serviços públicos essenciais, investimentos em infraestrutura e desenvolvimento educacional.

O ICMS, principal componente desse repasse, é uma fonte significativa de receita para os municípios, proveniente da arrecadação sobre a circulação de mercadorias e serviços. Já o IPVA, tributo vinculado à propriedade de veículos automotores, contribui para o financiamento de políticas públicas ligadas à mobilidade e transporte. Por fim, o Fundeb, dedicado à educação básica, desempenha um papel importante no investimento em escolas e no aprimoramento da qualidade do ensino.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.