Trabalho artesanal

Presas confeccionam bonecas de crochê que serão doadas para crianças no Tocantins

Primeira etapa de fabricação rendeu o total de 32 bonecas.

Por Redação
Comentários (0)

14/10/2020 10h15 - Atualizado há 3 anos
Bonecas foram produzidas a partir da matéria-prima doada

Detentas da Unidade Prisional Feminina (UPF) de Lajeado confeccionaram 32 bonecas de crochê que serão doadas a entidades que prestam assistência a crianças em situação de vulnerabilidade social.

Diante dos bons resultados na primeira etapa da iniciativa, a demanda foi ampliada para que as reeducandas continuem desenvolvendo os trabalhos para atender crianças de outras comunidades pelo Tocantins.

Além das bonecas, as detentas também confeccionaram mascotes que foram batizadas com o nome de “Polvinha Lili”. Trata-se de uma homenagem das presas à diretora da unidade, Lilian Moreira. De acordo com a gestora, o trabalho das custodiadas tem qualidade e emociona porque representa um gesto de carinho e reconhecimento.

“O trabalho artesanal foi feito com matéria prima doada pela gestão da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas. Elas são muito talentosas e nossa intenção é que a produção continue, pois sabemos que faz diferença no reingresso delas à sociedade”, disse.

A reeducanda R.L. ressaltou sua satisfação em integrar o grupo que confecciona as bonecas. Segundo ela, “tudo foi produzido com muita dedicação, carinho e atenção, imaginando o sorriso no rosto de cada criança que irá receber”.

A fabricação das bonecas de crochê integra o Programa Novo Tempo, que visa atender as políticas de trabalho, renda, ressocialização e remição de pena.

Segundo o Superintendente dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen/TO), Orleanes Alves, a intenção é fortalecer as boas práticas fomentando atividades profissionalizantes dentro das unidades. “Iremos lançar um catálogo com as oficinas que serão desenvolvidas junto ao público carcerário, buscaremos parceiros e criaremos os galpões multiusos para fortalecer o trabalho”, disse.

Doações

É possível participar dos projetos desenvolvidos pelo Sistema Penal do Tocantins por meio de doações e parcerias. Para contribuir, basta entrar em contato com a Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional por meio do telefone 63 3218-6944 ou no e-mail: depento@seciju.to.gov.br.

Bonecas foram batizadas de 'Polvinha Lili'

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.