Protesto

Presos iniciam greve de fome, confronto e princípio de motim dentro de presídio no Tocantins

Um vídeo enviado à reportagem mostra a gritaria dos presos dentro da unidade.

Por Conteúdo AF Notícias 8.243
Comentários (0)

19/10/2020 14h12 - Atualizado há 3 anos
A PM já foi acionada para reforçar a segurança no presídio

Detentos do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, região sul do estado, entraram em confronto no final da manhã desta segunda-feira (19). A Polícia Militar foi acionada para reforçar a segurança.

Segundo informações apuradas, a confusão começou depois que os detentos do Pavilhão 01 iniciaram uma greve de fome em protesto contra o não retorno das visitas de familiares e advogados à unidade prisional, porém, os presos do Pavilhão 02 teriam se recusado a aderir ao movimento.

O clima ficou tenso e os detentos quebraram o muro que separa os pavilhões, dando início ao confronto com pedras e outros objetos. Um servidor revelou que são apenas 10 agentes para monitorar aproximadamente 300 presos.

Em carta enviada ao diretor da unidade, os presos do Pavilhão 01 reivindicam retorno das TVs para as celas; banho de sol com duração de 2 horas de manhã e tarde, além de outras cobranças.

"Não aguentamos mais o distanciamento de nossos familiares e outras coisas que vem ocorrendo”, diz a carta que o AF Notícias teve acesso com exclusividade. 

O clima ficou bastante tenso dentro da unidade prisional. Conforme servidores, os pavilhões são controlados por facções rivais, o que pode ter contribuído para o confronto. Um vídeo enviado à reportagem mostra a gritaria dos presos e confusão dentro da unidade.

O QUE DIZ A SECIJU

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju) confirmou o princípio de motim no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, mas disse que a situação já está sob controle e a segurança foi reestabelecida na unidade.

A Secretaria disse que não houve mortes e que todas as celas estão sendo revistadas para garantir o bom funcionamento da unidade prisional.

_____________________

ERRATA: A reportagem chegou a informar possíveis mortes com base em relatos de agentes que trabalham na unidade, mas a informação foi corrigida depois que os servidores fizeram uma vistoria no local.

Carta enviada pelos presos ao diretor da Unidade Prisional
Familiares de presos já estão se deslocando para o local
Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.