Educação

Professores trabalham sem contrato e sem previsão de pagamento no Tocantins

A Seduc disse que está concluindo o levantamento de demandas para efetivar a regularização de todos os profissionais contratados.

Por Redação 5.283
Comentários (0)

19/02/2019 15h53 - Atualizado há 5 anos
Seduc garantiu regularização

Centenas de professores da rede estadual de ensino estão trabalhando sem nenhuma previsão de pagamento e sequer tiveram os contratos renovados pelo Governo do Tocantins.

Não bastasse o cenário de incerteza, muitos profissionais ainda dependem de indicações políticas para se manterem no cargo, pois o último concurso público da educação foi realizado há 10 anos.

No início do ano, milhares de professores e servidores administrativos das escolas foram dispensados sob o argumento de corte de gastos e o início do ano letivo teve de ser adiado para fevereiro.

Mesmo assim, as aulas começaram com déficit para os cerca de 150 mil estudantes e ainda faltam docentes, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e servidores administrativos.

Antes do início do ano letivo, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) afirmou que as escolas foram orientadas a adequar o cronograma priorizando os primeiros dias de aulas aos professores efetivos.

Posteriormente, a Secretaria afirmou que iria contratar os professores necessários para suprir o déficit, conforme as reais necessidades das escolas.

Além da falta de professores, 21 escolas públicas do Estado foram fechadas e 4.858 alunos e 1.508 profissionais remanejados para outras unidades.

O QUE DIZ A SEDUC

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informa que os contratos de 2018 finalizaram sua vigência em 22/12/2018. Eram contratos por período determinado, então não há que se falar em demissão, mas sim, em término de período contratual. 

Em relação aos professores que estão em exercício, estes terão sua situação funcional regularizada e o pagamento será retroativo ao início do exercício da função.

A Seduc informa que está concluindo o levantamento de demandas para que possa efetivar a regularização de todos os profissionais contratados, entre professores, auxiliares de serviços gerais e técnicos administrativos, que atuam nas escolas da rede estadual e, tão logo este levantamento seja finalizado, irá proceder com as devidas regularizações”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.