Educação

Professores da rede estadual participam de formação para retorno das aulas no Tocantins

Nesse primeiro momento, a formação será para professores da 3ª série do ensino médio.

Por Redação 6.864
Comentários (0)

12/06/2020 10h11 - Atualizado há 3 anos
Formação atenderá 2.563 professores da rede estadual de ensino

Com o objetivo de preparar os profissionais para o retorno das atividades educacionais não presenciais na rede estadual de ensino, com o uso de novas estratégias e metodologias de aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizará, nos dias 15 e 16 de junho, formação para professores das 3ª séries do Ensino Médio, além de coordenadores pedagógicos, diretores escolares, e ainda supervisores e assessores das 13 Diretorias Regionais de Educação.

A formação atenderá 2.563 professores lotados nas 291 unidades escolares que ofertam esta modalidade de ensino.

A proposta de retomada do ano letivo apresentada pelo Governo para o período de pandemia (durante e pós-Covid 19) é gradual, recomeçando com o ensino não presencial para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, por isso a formação é voltada especificamente aos profissionais que atuam nesta série.

Como medida de segurança, para evitar aglomeração, a formação será online, por meio das ferramentas google meet e zoom, em salas com capacidade máxima de 250 profissionais, e divididas por Diretorias Regionais de Educação.  

De acordo com a titular da Pasta, Adriana Aguiar, o primeiro momento formativo, após a suspensão das aulas, visa preparar os profissionais para a utilização das novas ferramentas de ensino durante e após a pandemia.

“A formação foi elaborada com a proposta de orientar e esclarecer quaisquer dúvidas sobre o retorno das atividades não presenciais, bem como apresentar todos os instrumentos pedagógicos e de gestão que possibilitarão a organização e registro da vida escolar dos estudantes neste período”, enfatizou.

Programação

Na segunda-feira (15), a programação começará às 8h, com acolhimento e participação da secretária Adriana Aguiar. Em seguida será apresentada a proposta de retomada das aulas. Para o período da tarde, estará em pauta o Instrumento Pedagógico – Roteiro de Estudo e uma live com a temática socioemocional com o professor Dr. Ladislau Nascimento, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Para o segundo dia da formação, das 8h às 12h, estão programadas atividades sobre organização da Rotina Escolar no atual contexto.

Segurança

A proposta de retomada não presencial das atividades educacionais, além de garantir a conclusão da 3ª série do Ensino Médio ainda em 2020, contempla mais quatro pilares: a segurança dos profissionais da educação e dos estudantes, o respeito à diversidade da comunidade escolar do Estado; a garantia de que os estudantes da rede estadual não percam o ano letivo de 2020; e a segurança que o ano de 2021 não seja comprometido em decorrência do ano de 2020.

(Ascom Seduc)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.