Protesto

Professores paralisam devido a salários atrasados e cobram reajuste de 4% em Miracema

Os professores realizaram caminhada nas principais ruas da cidade com faixas e cartazes.

Por Redação 1.173
Comentários (0)

05/11/2018 14h28 - Atualizado há 5 anos
Professores na rua

Professores da rede municipal de ensino de Miracema do Tocantins paralisaram as atividades nesta segunda-feira (05) em protesto contra atrasos salariais e devido ao não pagamento de direitos previstos em lei.

Os profissionais cobram o reajuste salarial de 4% aprovado no mês de agosto, quitação das progressões de 2018 e alteração na data de pagamento dos salários. O atual prefeito da cidade é Saulo Milhomem, que assumiu após a morte de Moisés da Sercom (MDB).

Segundo a categoria, o pagamento deveria ter sido efetuado no dia 31, mas a data foi alterada pelo novo prefeito e não há previsão de quando o dinheiro será depositado.

A paralisação foi decidida durante reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet).

Os professores realizaram caminhada nas principais ruas da cidade com faixas e cartazes. "Não aceitamos calote, pague nossos direitos já”, dizia um cartaz. Outros protestavam contra o 'retrocesso' e por 'nenhum direito a menos'.

"A paralisação busca por diálogo com a prefeitura, precisamos dialogar com a gestão, se não formos atendidos, vamos continuar paralisados. A luta é pela manutenção de nossos direitos", disse Iata Vilarinho, presidente do Sintet em Miracema.

O QUE DIZ A PREFITURA

"Sobre a paralisação do dia 05 de novembro de 2018, comunicada pelo Sintet, no Município de Miracema do Tocantins, a Prefeitura esclarece que:

O pagamento da folha do mês de outubro não foi liberado no dia 31, como de costume, devido a um bloqueio nas contas do Município, ocasionado por problemas de gestões anteriores, o que já foi informado em nota pelo governo municipal. No entanto, o Município ainda está no período vigente para pagamento, conforme a CLT, que prevê um prazo de até cinco dias úteis para quitação da folha. A Prefeitura está, portanto, com sua folha em dia.

Sobre o pagamento das progressões e do reajuste salarial referente a 2018, a atual gestão fez uma primeira reunião para ter conhecimento do diálogo iniciado com o ex-prefeito Moisés Costa. Na ocasião, ficou acordado entre as partes que outra reunião seria realizada para conversas definitivas sobre o caso, permitindo um pequeno espaço de tempo para que o atual prefeito Saulo Milhomem estudasse a viabilidade financeira de atendimento à demanda. Assim, o governo municipal entende que a decisão pela paralização é precipitada, uma vez que as tratativas estão em curso.

A Prefeitura de Miracema do Tocantins tem buscado honrar junto a servidores e fornecedores, todos os compromissos financeiros, executando suas obrigações e contribuindo com a dignidade de homens e mulheres. A Prefeitura comunica também que em caso de paralisação irá acionar a Justiça e tomará todas as medidas cabíveis e necessárias para o cumprimento do calendário escolar".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.