Rede pública e privada

Profissionais da Educação do Tocantins podem se inscrever para bolsa de treinamento no Japão

Embaixada do Japão no Brasil está recebendo inscrições até 16 de fevereiro.

Por Redação
Comentários (0)

16/01/2023 17h08 - Atualizado há 1 ano
A Bolsa MEXT de Treinamento de Professores é um programa promovido anualmente pelo Governo Japonês

A Embaixada do Japão no Brasil está recebendo inscrições para a Bolsa MEXT de Treinamento de Professores até o dia 16 de fevereiro. A oportunidade oferecida aos docentes, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais e diretores do ensino fundamental e médio das redes pública e privada, tem como objetivo promover pesquisa, em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação.

Conforme a Embaixada do Japão, este programa não é apenas uma oportunidade muito valiosa para o crescimento profissional dos bolsistas, mas também um importante canal para o intercâmbio entre os sistemas educacionais brasileiro e japonês.

A bolsa tem duração de um ano e meio, com início em outubro de 2023 e término previsto para março de 2025. Os bolsistas selecionados recebem passagem aérea, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal suficiente para cobrir despesas durante o período de permanência no Japão.

Para se candidatar, é necessário estar atuando como professor, orientador pedagógico, diretor ou em outra posição relacionada à educação em uma instituição do ensino fundamental ou médio, seja da rede pública ou particular. Também é exigida experiência mínima de cinco anos, além de inglês avançado, conhecimento básico de japonês e diploma universitário ou formação no magistério. Aqueles que não comprovarem conhecimento suficiente do japonês poderão fazer aulas no início do programa, no Japão, a fim de frequentar aulas nesse idioma.

Todas as informações sobre o processo seletivo e as respostas para as perguntas mais frequentes do público podem ser consultadas no site da Embaixada do Japão, acesse aqui.

Bolsa MEXT

A Bolsa MEXT de Treinamento de Professores é um programa promovido anualmente pelo Governo Japonês, voltado aos profissionais da área da educação que desejam se aprofundar na área de educação escolar. Os bolsistas são convidados a conduzir pesquisas em universidades selecionadas do Japão para, posteriormente, aplicar os conhecimentos adquiridos em seu trabalho nas escolas brasileiras.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.