Em Palmas

Saúde capacita profissionais após registrar 582 casos de sífilis e 496 de Aids e HIV no Tocantins

Teve como objetivo apresentar novidades referentes a diagnósticos e tratamento.

Por Redação 541
Comentários (0)

16/05/2023 09h29 - Atualizado há 11 meses
Oficina foi realizada em Palmas.

Em busca de atualizar as informações e formas de diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis (IST), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) vai promover nesta terça e quarta-feira, dias 15 e 16, a Oficina Sobre Manejo Clínico Inicial das ISTs. O evento é realizado no auditório do Palácio Araguaia e tem a participação de profissionais de saúde que atuam na rede pública estadual e municipal.

Nos dois dias de evento, os profissionais serão capacitação sobre o processo correto da testagem, atualização das formas de aconselhamento e controle dessas doenças que diariamente atingem diversos pacientes em todo o Estado do Tocantins.

A preocupação da área técnica é reforçada pelos números do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), os quais apontam que em todo o Estado, no ano de 2022, foram registrados 277 casos de sífilis congênita, 95 casos de AIDS e 297 de HIV.

No ano de 2023 já há o registro de 305 casos de sífilis congênita, 85 casos de HIV e 19 de AIDS.

Para a diretora das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, Gisele Luz Silva Carvalho, o evento é muito importante e os benefícios serão colhidos no longo prazo. "O nosso principal objetivo é retomar esse contato com os médicos e enfermeiros que prestam a assistência direta aos pacientes, para qualificá-los sobre o cuidado integral às pessoas que vivem com essas doenças, trazendo benefícios no longo prazo e já depois dessa capacitação”, destacou.

Estamos retornando com as capacitações presenciais e a nossa esperança é que consigamos diminuir as mortes por essas doenças”, comentou o médico especialista em medicina tropical, Alexandre Janotti.

Estávamos sentindo falta de eventos como estes, pois sabemos como essa atualização ajudará nos serviços de saúde que agora estarão preparados para fornecer o atendimento qualificado à população”, comentou a médica especialista em pneumologia sanitária e qualificação em IST, do Serviço de Atenção Especializada (SAE), de Gurupi, Virginia Beatriz Ayer.

Para o reverendo coordenador estadual da Casa A+, Geraldo Magela, “é muito importante trabalharmos discussões como estas, pois acreditamos que eles podem contribuir significativamente para que possamos enfrentar essa situação no nosso Estado de forma mais rápida, pontual e focal”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.