Luiz Tolentino

Projeto altera nome de escola para homenagear ex-deputado que morreu após cirurgia

O ex-deputado faleceu em novembro deste ano.

Por Agnaldo Araujo / Conteúdo AF Notícias 1.098
Comentários (0)

11/12/2021 14h45 - Atualizado há 2 anos
Luiz Tolentino

Deputado nas três primeiras legislaturas do Tocantins, Luiz Tolentino poderá ter seu nome atribuído à atual Escola Estadual de Tempo de Integral de Araguatins.

O projeto tramita na Assembleia Legislativa. Em caso de aprovação, a unidade se chamará Escola Estadual de Tempo Integral Deputado Luiz Tolentino.

O ex-deputado faleceu em novembro deste ano, em Goiânia (GO), aos 81 anos, após passar por uma cirurgia.

Autor da proposta, o deputado estadual Jair Farias cita que a homenagem é justa por reconhecer o empenho de Luiz Tolentino com o crescimento e o desenvolvimento de Araguatins e todo o Estado do Tocantins.

Perfil de Luiz Tolentino, segundo o projeto

Nascido em Jacundá (PA), no dia 4 de agosto de 1940, Luiz Tolentino foi criado em Araguatins, foi professor de Matemática e de Educação Física, supervisor censitário do IBGE e Tabelião do Cartório de 2º Ofício de Araguatins.

Começou a envolver-se na vida política enquanto secretário da Prefeitura da cidade, ofício que exerceu por dez anos.

Foi vereador em 1969 e disputou vaga para deputado estadual em 1988, elegendo-se com expressivo número de votos. Como parlamentar, trabalhou como relator do Regimento Interno da Constituição e também foi relator adjunto, fazendo parte da Comissão de Sistematização e percorrendo vários municípios do Estado.

No seu segundo mandato como deputado estadual, em 1991, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa. Durante seu mandato como presidente, buscou sanar e melhorar a infraestrutura da Casa, melhorando os gabinetes, construiu anexos, instalou o sistema de ar-condicionado e trabalhou para melhorar a capacitação dos funcionários.

Durante seu mandato, foram destinados os recursos no orçamento da Casa para a construção da sede definitiva, dando início às obras no ano seguinte.

Ficou como suplente no pleito de 1994. Já em 2006 conquistou a vaga de segundo suplente no Senado Federal.

O projeto

Justificativa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.