Projeto

Escola de emoções: ensino socioemocional será implementado na rede pública do Tocantins

Ações serão trabalhadas nas escolas estaduais e municipais de todo o Tocantins.

Por Redação 772
Comentários (0)

14/08/2023 15h12 - Atualizado há 8 meses

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou, nesta segunda-feira (14), o programa Escola de Emoções. A ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) e visa implementar o ensino socioemocional nas escolas públicas de todo o território tocantinense.

O projeto contempla a implementação das competências socioemocionais no currículo escolar. O trabalho será realizado pelas equipes multiprofissionais (psicólogos, assistentes sociais e orientadores educacionais) e professores. A Seduc disponibilizará material didático específico que será utilizado da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

O Secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que a Escola de Emoções visa promover o autoconhecimento e o autocontrole, que culminam na melhor atuação profissional e desenvolvimento socioemocional. “O programa será desenvolvido em todo o território tocantinense, abrangendo a rede pública sem distinção entre escolas estaduais e municipais. Buscamos trabalhar numa política conjunta com os municípios, planejando e executando as nossas ações com esse olhar voltado para o desenvolvimento das habilidades e competências pedagógicas e emocionais”, enfatizou.

“O projeto vai capacitar os profissionais da educação, que vão criar todo um ambiente dentro da escola para trabalhar as diretrizes da Escola de Emoções. Vamos trabalhar o ser humano, respeitando toda a conjuntura de estudante, professores e famílias. Queremos escutar esse público. Sabemos que o estudante tem que ser prioridade e o estado do Tocantins, hoje, é um dos protagonistas do Brasil no que se trata do profissional dentro do ambiente escolar, então temos certeza de que o projeto será um sucesso”, expressou o secretário.

Formação

No evento, os servidores das escolas das Superintendências Regionais de Araguaína e Araguatins participaram da formação para equipe multiprofissional que segue até o dia 17 de agosto, no Auditório do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, contemplando cerca de 1.600 profissionais entre superintendentes regionais de educação, assessores de gestão pedagógica e educacional; técnicos de currículo, de orientação educacional, pedagógicos, da formação e avaliação da aprendizagem; assistentes sociais; psicólogos; orientadores educacionais; coordenadores pedagógicos, além de representantes das redes municipais.

No evento, foram entregues kits com materiais pedagógicos do projeto

Competências socioemocionais integradas ao currículo

A Escola da Emoção visa promover a reflexão e a conscientização das questões socioemocionais, a fim de impulsionar a aprendizagem do estudante, assim como, em casos identificados de estudantes com algum tipo de problema socioemocional (como bullying, ansiedade, depressão), na promoção de intervenções sociopsicopedagógicas.

O Tocantins iniciou a implementação das competências emocionais no currículo escolar em 2022 e com o programa Escola de Emoções passa a desenvolver as ações de forma integrada à arquitetura curricular, em todos os campos de conhecimento. O Estado tem se destacado nacionalmente com o maior número de atendimento de equipe multiprofissional nas escolas estaduais. São mais de 200 psicólogos, cerca de 250 assistentes sociais e mais de 600 orientadores educacionais.

Material didático

Durante o evento foi apresentada a Coleção Escola de Emoções, composta por: material didático impresso para os estudantes; material impresso e aulas em formato digital, para os professores; e outro de apoio destinado às famílias, visando propiciar momentos de integração, de fortalecimento de vínculos e de resolução de conflitos familiares.

Para a professora Karla Azevedo, assessora da SRE de Araguatins, a Escola da Emoção possibilita maior humanização do ambiente escolar. “O programa tem esse olhar de cuidado com os nossos educadores, que estarão mais preparados para auxiliar nesse suporte emocional dos estudantes e mostrando a eles o poder de transformação da educação de forma amorosa, empática. Acredito que o Estado do Tocantins está unindo divisas e fazendo a diferença na Educação do Tocantins e na formação humana dos nossos estudantes com a Escola de Emoções”, ressaltou.

Da região Norte, Ana Lúcia Fernandes Moura, dirigente municipal de educação de Xambioá, destacou a relevância da iniciativa estendida a toda a rede pública de ensino. “Acredito no projeto de formação continuada e que para chegar ao aluno, o professor precisa estar preparado com esse propósito da escola de Emoções. Quando a gente está bem, a gente consegue cuidar do outro com um olhar mais sensível. Esse projeto traz a parceria territorial que vai beneficiar também os municípios, os servidores, os alunos e a população estudantil das escolas públicas como um todo.

Atuando na educação há mais de 30 anos, Gina Gonzaga achou a iniciativa excelente. Orientadora educacional no Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, no município de São Bento, na região do Bico do Papagaio, Gina comentou como o projeto é oportuno para o atual momento, principalmente em cidades mais distantes da capital.

“Nós que trabalhamos com orientação educacional lidamos muito com adolescentes e sabemos a necessidade de trabalhar com emoções, principalmente com esses alunos que, para aprender, precisam ser respeitados, ouvidos e amados. As escolas trabalhando com essas ações ajudam muito, o nosso município agradece a iniciativa do governo”, comemorou.

Ainda durante o evento, foram entregues kits com materiais pedagógicos do projeto, direcionados para professores, estudantes e famílias. Além de livros, os kits contam com material digital que vão dar sustento na implementação do projeto. Também serão realizadas capacitações presenciais com esses materiais em cinco regionais de educação, nas cidades de Araguaína, Araguatins, Gurupi, Dianópolis e Palmas. Os materiais são para todas as escolas estaduais e municipais do Tocantins.

Vice-governador Laurez Moreira durante o lançamento do programa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.