Sem recurso!

Por falta de verba, projeto do Hospital Universitário da UFT está parado há quase uma década

Unidade beneficiaria acadêmicos de vários cursos, além de Medicina.

Por Conteúdo AF Notícias 652
Comentários (0)

10/02/2023 12h49 - Atualizado há 1 ano
Este seria o projeto inicial do Hospital Universitário da UFT, em Palmas.

O tão aguardado Hospital Universitário da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Palmas, ainda está longe de se tornar realidade, apesar de a obra ter sido prometida ainda para o ano de 2015. Quando construída, a unidade será um hospital-escola.

O curso de Medicina da UFT é um dos 25 no Brasil que não contam com hospital universitário. No Tocantins, há sete cursos de Medicina em atividade que somam, juntos, cerca de seis mil universitários.

Pela UFT, o número de acadêmicos gira em torno de 480. Em Palmas, onde a maioria estuda, a residência é feita no Hospital Geral de Palmas (HGP). Já em Araguaína, os residentes têm o Hospital Regional (HRA) e também contam com o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT/UFNT).

A construção do Hospital Universitário beneficiaria não apenas os estudantes de Medicina, mas também dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Administração e outras áreas afins, voltados para a saúde. Também ajudaria no atendimento de pacientes, o que possibilitaria a diminuição das filas nos hospitais superlotados no estado.

"Fico indignado ao ler matérias sobre pessoas que estão sofrendo nas filas destes Hospitais Públicos, muitas vezes por falta de leitos, UTIs, etc, o tempo todo. Fico imaginando que isso possa a vir a acontecer comigo, algum familiar ou conhecido que venha a precisar. Uma obra do porte deste Hospital Universitário iria beneficiar inúmeras pessoas, ajudaria a desafogar o HGP e vários outros hospitais do Estado. Além disso, seria ótimo para os estudantes de Administração, Medicina e Nutrição da UFT etc, os quais poderiam fazer seus estágios lá, empregaria mais pessoas", desabafou Bruno César de Sousa ao portal AF Notícias.

PROJETO DO HU

Aprovado em 2015, o projeto do Hospital Universitário tem 400 leitos de internação e outros 70 de UTI; além de 46 consultórios e 16 salas de cirurgia.

Em nota, a UFT informou que o projeto está elaborado e que o valor para sua construção está estimado em R$ 160 milhões. Ressaltou ainda que está aguardando a liberação de recursos, portanto, não há previsão para iniciar e nem prazo estipulado para terminá-lo.

Questionada sobre o local da construção, a UFT apenas respondeu que ainda não foi definido. Porém, em 2015, o Governo do Tocantins doou um terreno à UFT para a construção da unidade, na quadra ARSO 131. Como a obra sequer foi iniciada, a área foi devolvida ao Estado, pois como estipulava a lei de doação, foi determinado um prazo para tal, o que não fora cumprido.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.