Iniciativa ocorre após ataques registrados em escolas no Brasil.
Os últimos ataques e as ameaças contra o ambiente escolar que têm acontecido em todo o país nas últimas semanas levaram o deputado Jorge Frederico (Republicanos) a apresentar um projeto de lei que obriga a instalação de detector de metais nas entradas das escolas da rede pública estadual de ensino.
Jorge Frederico explica que o temor por ataques às escolas tem tomado conta de todo o Brasil, e no Tocantins não é diferente. “A cada ataque realizado país a fora, o medo aumenta entre pais, alunos e professores. Medidas de segurança são necessárias e urgentes, a fim de que se possa garantir a integridade de toda a comunidade escolar”, afirmou.
“Nossas crianças são o nosso bem mais precioso, o futuro deste Estado. É de urgência que o poder público tome medidas imediatas de proteção ao ambiente escolar”, acrescentou o parlamentar.
O texto da matéria explica que, no ato da matrícula, os pais dos alunos menores assinarão termo de autorização para que a autoridade responsável possa revistar o aluno e seus pertences, em caso de o equipamento detector de metais ser acionado.
Também é obrigatória a instalação de muro de proteção e cerca elétrica nas escolas devidamente identificadas para que se evite acidentes.
Instalação da Patrulha Escolar
Jorge Frederico também apresentou um requerimento que pede, com urgência, a instalação do Programa Patrulha Escolar, que visa garantir a segurança dos estudantes tocantinenses, com a presença de pelo menos um policial militar em cada escola pública do Tocantins. Além do patrulhamento ostensivo em todas as áreas escolares, incluindo as particulares.
Veja também
Governo cria comitê com Seduc e Forças de Segurança para prevenir violência nas escolas do Tocantins
Polícia do Tocantins está de prontidão para reprimir ameaças a escolas e vasculha redes sociais