Lançamento

Projeto incentiva estudantes da rede pública a criarem jogos eletrônicos, sites e aplicativos

As inscrições estarão abertas de 5 a 15 de maio.

Por Redação
Comentários (0)

05/05/2022 15h09 - Atualizado há 1 ano
Lançamento do projeto

Um projeto com o intuito de estimular e premiar jovens do ensino médio matriculados na rede pública estadual a desenvolverem produtos digitais como sites, aplicativos e jogos eletrônicos com temáticas de educação fiscal foi lançado no Palácio Araguaia nesta quinta-feira (05).

O “1ª Game Jam de Educação Fiscal” é desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Os alunos que desejam participar do projeto devem consultar o edital disponível no site: www.to.gov.br/gamejam. As inscrições estarão abertas de 5 a 15 de maio.

É nossa alegria trabalhar em um projeto que é o futuro do nosso estado. Compreendemos que a tecnologia, a pesquisa e o estudo são os nossos principais investimentos. Sabemos que hoje todos nós estamos antenados e queremos que os alunos tenham, além da tecnologia, escolas qualificadas. Com esse projeto cumprimos o nosso papel, pois queremos para os alunos educação de qualidade”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

O secretário da Seduc, Fábio Vaz, afirmou que o projeto reforça o compromisso do governo com o ensino, já que não deixa os alunos distantes da tecnologia mesmo com as aulas retornando presencialmente.

"Nossa missão hoje é tecnológica, estamos buscando uma educação tecnológica e um projeto com parcerias desse nível faz com que o nosso trabalho seja bem feito. O projeto mostra que o estado está preocupado com a educação”, reforçou.

Expectativas

As amigas Letícia Iêlita e Alice Hellen Aguiar, ambas com 17 anos, estão na 3ª série do ensino médio na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto e esperam ansiosamente para participar do projeto.

“O projeto vai ser muito importante, traz a nossa realidade, já que estamos usando o celular o tempo todo, e na escola temos ensinamentos de educação financeira, juntando com esse projeto, vai ajudar muito”, afirma Letícia Iêlita.

Letícia Iêlita

Já Alice Hellen Aguiar acredita que todo o projeto veio em boa hora, pois com a pandemia provocada pela covid-19, os alunos tiveram a dinâmica alterada para manter as atividades educacionais e tiveram que aderir o ensino virtual.

Eu acho muito interessante eles abordarem esse tema por meio da tecnologia. Sabemos que a tecnologia evoluiu bastante por conta da pandemia e abordando o tema na escola, faz com que o estudo se torne mais fácil e dinâmico. Eu estou bem animada para ver o projeto acontecendo, e jogos é uma coisa que gostamos desde pequenos”, comentou a aluna.

Com a realização do projeto, os adolescentes terão mais conhecimento sobre educação fiscal e ainda ficarão mais próximos das atividades do estado, atuando inclusive como atores de fiscalização, estando mais inclusivos na participação da gestão pública, cumprindo assim o papel de cidadão e cidadã.

O “1ª Game Jam de Educação Fiscal” abrange todo o Tocantins e será uma atividade paralela no cronograma de estudo dos alunos. Segundo o estudante Flávio Henrique Alves, de 17 anos, só vai acrescentar. “É bem inovador, vai unir a questão da educação fiscal com jogos, vai fazer com que entremos e tenhamos conhecimento nessa área política, do jeito que gostamos”, afirmou.

 Flávio Henrique

Premiação

Os três melhores projetos desenvolvidos pelos estudantes receberão prêmios, como: mentoria em desenvolvimento de game por um ano, kit tecnológico, aparelhos e participação na Brazil Game Show 2022, que ocorrerá em São Paulo (SP), no qual os alunos irão participar tendo já garantido passagens aéreas e diárias para hospedagem e alimentação.

Premiação que empolga muito o Henri Hardy, 18 anos, último ano do ensino médio. Ele quer aprimorar seus conhecimentos na temática, desenvolver projeto de olho nos prêmios, mas pensa um pouco além. O jovem pretende compartilhar seus conhecimentos com outros estudantes por meio da criação de novas plataformas.

“Eu nunca me vi criando um site ou um aplicativo e acho muito inovadora a ideia. Hoje temos projetos com aulas de finanças, por exemplo, e o 1ª Game Jam vai ensinar ainda mais, estou muito empolgado e espero ajudar outros colegas também”, completou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.