Ação popular

Carlesse criou um novo Código de Processo Penal, diz ação popular contra 'mordaça'

Os promotores alegam que o decreto é um ato de retaliação contra a Polícia Civil.

Por Nielcem Fernandes 886
Comentários (0)

13/03/2019 16h35 - Atualizado há 5 anos
Os promotores alegam que o governo promoveu a desestruturação da Polícia Civil

Na condição de cidadãos, os promotores de justiça Octahydes Ballan Junior, Benedicto de Oliveira Guedes Neto e Diego Nardo, protocolaram uma Ação Popular contra o governador Mauro Carlesse (PHS), o secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio e o secretário chefe da Casa Civil Rolf Costa Vidal, pedindo a suspenção integral do decreto nº 5.915/2019, que ficou conhecido popularmente como 'lei da mordaça'.

Conforme a ação, o governador editou, na verdade, um novo Código de Processo Penal para o Estado do Tocantins, chegando ao ponto de dispor sobre prisão em flagrante, apreensão em flagrante de adolescente, formas de instauração de inquérito policial, medidas probatórias especiais (inclusive interceptação telefônica, telemática e ambiental de sons e imagens), incidentes processuais, colheita de provas, perícias e colaboração premiada.

Conforme os autores da ação, o decreto é apenas o "ápice de uma nítida retaliação ao trabalho da Polícia Civil" e tanta cercear manifestamente a liberdade de imprensa.

"Em outras palavras, foi institucionaliza a censura dos órgãos policiais, que não poderão sequer fazer referência depreciativa a atos (nem se diga a pessoas) da administração; as informações só poderão ser divulgadas por veículo oficial e ainda assim após passar pela ciência e concordância do Delegado-Geral da Polícia Civil, tudo num completo desprezo ao art. 5º, IV (“é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”) e IX (“é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”) da Constituição Federal".

Ainda conforme a ação, o ato do governador é, na verdade, um ato pessoal de Mauro Carlesse que dá continuidade ao desmonte da Polícia Civil, em seu próprio benefício e de pessoas que o circundam. 

Retaliação

Os promotores alegam que o Novo Manual é na verdade um ato de retaliação nítido contra o trabalho da Polícia Civil no Tocantins desde a deflagração da Operação Expurgo que investiga a participação da família do deputado Olyntho Neto (PSDB) no escândalo do lixo hospitalar em Araguaína.

Desde a deflagração da Operação Expurgo, o que se viu foi uma série de sucessivos atos claramente atentatórios à moralidade administrativa e que têm por finalidade última impedir que a Polícia Civil, cumprindo seu mister, apure eventuais ilícitos contra a administração pública e o patrimônio público”.

Desestruturação

Ainda segundo os procuradores em ato contínuo o governo promoveu uma total desestruturação da Delegacia Especializada no Combate aos Crimes contra a Administração Pública (DRACMA), por meio da exoneração de servidores e com “o atraso do no pagamento de aluguel do prédio onde funciona o complexo de Delegacias, o que resultou em ordem judicial de despejo na data de 11 de março de 2019”.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.