Benefício social

Quase 100 mil famílias têm direito à tarifa social de luz no Tocantins; desconto chega a 65%

Cerca de 155 mil famílias já possuem os descontos do programa no talão de energia.

Por Redação 666
Comentários (0)

23/11/2023 15h51 - Atualizado há 5 meses
População quilombola e indígena pode ter até 100% de desconto.

No Tocantins 98.736 famílias têm direito à Tarifa Social de Energisa Elétrica (TSEE), mas ainda não possuem o benefício. O programa é voltado ao público de pessoas de baixa renda e já possui 155.123 clientes beneficiados no Estado com descontos na conta de energia. A TSSE é um programa criado e subsidiado pelo Governo Federal, e efetivado no Tocantins pela Energisa. O percentual de desconto varia de acordo com a faixa de consumo do beneficiado, podendo chegar até 65% de desconto para clientes classificados como baixa renda e até 100% de desconto para indígenas e quilombolas.

De acordo com a Concessionária, podem receber o benefício famílias que possuem renda mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa. Também é preciso ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal e manter informações atualizadas junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município onde moram.

Também tem direito ao benefício famílias com membros que possuem doenças que requerem o uso contínuo de aparelhos elétricos para tratamento, desde que a renda mensal seja de até três salários-mínimos; famílias indígenas, quilombolas e aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Cadastro atualizado

“A atualização das informações no CRAS, por parte dos que têm direito ao benefício, pode garantir a esses clientes o acesso ao benefício social”, explica a Coordenadora da Energisa Narjara Camelo. De acordo com ela, esse procedimento pode ser feito diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município. 

“A Energisa realiza o cruzamento de informações com a base de dados do Governo Federal para identificar clientes que estão dentro dos critérios e que possuem o direito de receber a Tarifa Social. Um ponto importante é que se o cliente atualizar seu cadastro e informar a Energisa por um de nossos canais de atendimento, o processo de recebimento será ainda mais ágil”, reforça Narjara.

Descontos

A Energisa informou ainda que os descontos são proporcionais ao consumo de energia elétrica do imóvel e quanto menor o consumo, maior será o desconto.

  • Para o consumo de até 30 kWh mensais, o desconto é de 65%. De 31 kWh a 100 kWh, 40%; de 101 kWh a 220 kWh, 10%. A partir de 221 kWh o cliente não recebe o desconto.
  • Para os clientes quilombolas e indígenas, o cálculo é diferente: até 50 kWh mensais, o desconto é de 100%. De 51 kWh a 100 kWh, 40%; de 101 kWh a 220 kWh, 10% e a partir de 221 kWh, não há desconto.

Para mais informações sobre a Tarifa Social o cliente pode entrar em contato por um dos canais de atendimento da Energisa.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.