Legislação

Leis sobre planos de saúde, memorial militar e advocacia entram em vigor no Tocantins

Novas leis foram sancionadas na última sexta e já estão em vigor.

Por Redação
Comentários (0)

10/01/2022 09h51 - Atualizado há 2 anos
Confira as novas leis estaduais do Tocantins

Novas leis entraram em vigor no Tocantins. Uma delas institui o Dia do Memorial a policiais e bombeiros mortos no exercício da profissão, outra a Campanha Janeiro Verde Piscina em combate e prevenção ao câncer do colo de útero. Há também mudança no Estatuto do Servidor e exigência aos planos de saúde em relação à divulgação da rede conveniada.

Todas as leis foram sancionadas pelo governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, nessa sexta-feira, 7 de janeiro, e foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE).

Perrogativas da advocacia

Por ordem de numeração foram publicadas as leis a seguir. A Lei nº 3.873 altera o art. 134 da Lei nº 1.818/2007, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins, acrescentando o inciso XXVI que tipifica como ilícito funcional a violação às prerrogativas e direitos dos advogados no exercício de sua função.

Planos de Saúde

A Lei nº 3.874 dispõe sobre a obrigatoriedade das operadoras de planos de saúde de comunicarem aos conveniados sobre o descredenciamento de hospitais e médicos, no âmbito do Estado do Tocantins.

Essa comunicação deve ocorrer no prazo máximo de 24 horas após o descredenciamento, através de contato telefônico e e-mail. As operadoras que descumprirem a Lei estarão sujeitas às sanções e multas previstas na Lei Federal nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

Memorial

Já a Lei nº 3.876 institui o Dia do Memorial, em homenagem aos Policiais e Bombeiros Militares mortos em decorrência do serviço, no Estado do Tocantins. A data será comemorada anualmente sempre em 1º de novembro.

Conforme a Lei, caberá aos comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros regulamentarem os critérios de enquadramento dos casos das mortes dos militares como em decorrência do serviço.

Janeiro Verde Piscina

E para intensificar o combate e a prevenção ao câncer do colo de útero, o Governador sancionou a Lei nº 3.877 instituindo a Campanha Janeiro Verde Piscina, que será comemorada anualmente no mês de janeiro.

A campanha tem como objetivo sensibilizar a população quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero; orientar as mulheres tocantinenses a respeito do adequado tratamento; e ainda fazer o encaminhamento necessário para as instituições de saúde públicas especializadas no tratamento da doença.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.