Naturatins

Portaria suspende autorizações para queimadas controladas em todo o Tocantins até 30 de outubro

Proibição começa no dia 20 de julho.

Por Redação
Comentários (0)

17/07/2023 14h20 - Atualizado há 9 meses
Queimada

Para prevenir a propagação do fogo no período de estiagem, a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada estão suspensas em todo território tocantinense no período de 20 de julho a 30 de outubro de 2023.

A medida consta da portaria nº 101/2023/Naturatins/Gabin, publicada no Diário Oficial nº 6.369, da última sexta-feira (14), pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). 

A portaria emitida não se aplica às ações de prevenção e combate a incêndios florestais desenvolvidas nas unidades de conservação e nas comunidades tradicionais do Estado do Tocantins, bem como atividades para fins educacionais e as de agricultura de subsistência exercidas pelas populações tradicionais e indígenas. 

A publicação da portaria atende os preceitos constitucionais de todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e a proteção da fauna e flora e acontece todos os anos neste período de estiagem, onde, historicamente, existe o risco de incêndios se manifestarem na vegetação seca do cerrado, caracterizando alto risco ambiental.  

A portaria

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.