Em chácara

Retiro espiritual clandestino mantinha crianças e jovens em situação precária no Tocantins

Local não possuía estrutura para acomodar os participantes do evento.

Por Redação 2.870
Comentários (0)

08/08/2020 11h36 - Atualizado há 3 anos
Situação precária do local

Crianças, adolescentes e jovens foram encontrados vivendo em situações precárias em uma chácara na zona rural de Luzimangues, em Porto Nacional, no fim da tarde desta quinta-feira (06).

O grupo, formado por pessoas de Palmas e de outros municípios do interior do Tocantins, participava de um suposto retiro espiritual.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública, o local apresentava péssima estrutura e pouca condição de higiene e alimentação. Além disso, o evento não era autorizado pelos órgãos públicos nem fiscalizado pelo Conselho Tutelar e Ministério Público.

Segundo o delegado Fabrício Piassi, da 72ª Delegacia de Luzimangues, no local foram encontradas cerca de 20 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, inclusive uma lactante que tem um filho com menos de um ano de idade.

Há relatos de que todos estavam na chácara há meses, com pouco contato com os familiares e apenas realizando orações e tarefas determinadas pelos pastores responsáveis pelo retiro.

Ainda segundo a SSP, todas as pessoas que participavam do suposto retiro foram identificadas e seus pais ou familiares serão contatados pela autoridade policial e pelo Conselho Tutelar.

O delegado Fabrício Piassi também informou que dois pastores foram localizados e identificados como sendo os responsáveis pelo local e evento. No entanto, eles alegaram que o retiro tomou uma dimensão inesperada e planejavam regularizar o evento junto às autoridades públicas.

Local onde ocorria o retiro espiritual

Investigação e alerta

A perícia foi acionada e registrou toda a estrutura do ambiente, o que subsidiará a investigação instaurada pela unidade policial de Luzimangues no sentido de apurar todos os detalhes e circunstâncias que resultaram na reunião de várias pessoas em local totalmente inapropriado e desprovido de condições básicas, de saúde, alimentação e higiene.

Diante da situação inusitada e perigosa, a Polícia Civil do Tocantins alertou aos pais para que procurem conhecer bem eventuais retiros religiosos que são ofertados, bem como seus idealizadores, estrutura do local e se há acompanhamento e fiscalização pelos meios formais de controle, especialmente pelo Ministério Público e pelo Conselho Tutelar.

Também é importante conhecer as atividades a que os filhos serão submetidos para evitar qualquer tipo de responsabilização cível, administrativa e até criminal.

As investigações serão intensificadas e, caso sejam verificadas situações que configurem atos ilícitos, os responsáveis podem ser denunciados à justiça.

Grupo estava no local há meses

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.