Reforço

Governo Federal credencia mais 10 leitos de UTI no Hospital de Campanha de Araguaína

Portaria será publicada nos próximos dias, segundo o Cosems-TO.

Por Redação
Comentários (0)

19/03/2021 15h06 - Atualizado há 3 anos
Hospital Municipal de Araguaína

O Ministério da Saúde (MS) autorizou, nesta quarta-feira (17), a liberação de recursos para manutenção de 10 leitos de UTI Adulto Tipo II, que já estão em funcionamento no Hospital Municipal de Campanha de Araguaína.

A informação foi repassada pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), que solicitou ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que articulasse a liberação de recursos junto ao ministério. 

Atualmente o Hospital de Campanha opera com 20 leitos de UTI, sendo que apenas 5 eram credenciados junto ao Ministério da Saúde. Os outros 15 estavam sendo mantidos sozinhos pela Prefeitura de Araguaína. O custo médio mensal para manutenção de cada leito é de R$ 70 mil. Com o credenciamento, o Ministério da Saúde repassará o equivalente a 60% do custeio, segundo explicou o prefeito Wagner Rodrigues. "Vai dar um alívio no caixa do município de Araguaína e teremos condições de reforçar outras ações".  

A Portaria com a habilitação dos leitos e do repasse para manter o custeio será publicada nos próximos dias, conforme o Cosems-TO.

De acordo com o presidente do Cosems-TO, Rondinelly da Silva e Souza, essa é uma conquista para todo o Estado, mas principalmente para as regiões de saúde Bico do Papagaio, Médio Norte e Cerrado Tocantins Araguaia, que têm Araguaína como referência.

“Entramos em contato com o nosso Conselho Nacional, com quem temos uma excelente relação, e pedimos essa mediação junto ao Ministério da Saúde. Fomos prontamente atendidos e recebemos essa semana a informação de que a proposta já está autorizada. Uma conquista não só para a gente enquanto gestor, mas principalmente para os nossos cidadãos, que porventura venham a necessitar dessas UTIs”, disse.

A diretora adjunta de comunicação do Cosems-TO e Secretária de Saúde de Araguaína, Ana Paula dos Santos Andrade, também esteve à frente, junto com a diretoria do conselho, do processo de intermediação junto ao Conasems.

Os recursos

Neste primeiro momento foi aprovada a proposta de liberação de recursos para a manutenção das UTIs. Posteriormente, o MS publicará uma Portaria autorizando a liberação da verba, que será destinada para a Araguaína.

No total, o valor da proposta é de R$ 480 mil para manter o funcionamento dos leitos no município e atender as demandas do Estado, mas principalmente das regiões de saúde que possuem a cidade como referência. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.