Tocantins

Saúde retoma análise de milhares de testes do pezinho acumulados na Apae de Araguaína

As crianças que não fizeram os testes serão avaliadas por equipe médica.

Por Redação
Comentários (0)

03/05/2021 10h23 - Atualizado há 2 anos
Teste do pezinho

Após formalização de contrato com a Apae de Araguaína para prestação dos serviços de análise das amostras dos testes do pezinho pelo SUS, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ajustou um plano de ação para retomada dos serviços.

A liberação dos resultados dos exames pendentes já foi iniciada no mês de abril e seguirá durante todo o ano até a regularização do serviço.  

A coordenadora do Programa Estadual de Triagem Neonatal, Dayene Jessica de Oliveira, explica que, devido ao período sem cobertura contratual, a Apae de Araguaína continuou a receber as amostras dos exames no ano passado, e agora serão analisados.

“Os resultados dos exames pendentes serão disponibilizados gradativamente e as crianças com resultados inconclusivos ou que não fizeram os testes serão avaliadas por equipe médica. Ao ser observada qualquer inconsistência, o usuário será agendado para avaliação pelo serviço médico para orientação e investigação diagnóstica específica”, explicou a coordenadora.

Os resultados dos exames coletados entre 27 de junho de 2020 e 16 de setembro de 2020 já estão sendo entregues desde o mês de abril de 2021.

Já os resultados dos exames pendentes do período que compreende entre 16 de setembro de 2020 e 08 de fevereiro de 2021 serão disponibilizados gradativamente, sendo analisados sempre do mais atual para o mais antigo, juntamente com as amostras do mês corrente, buscando atingir em tempo hábil os resultados atuais para então enquadrar ao objetivo principal do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que é o rastreamento de crianças até 28º dia de nascidas para prevenção de agravos.

Avaliação médica

Em relação aos resultados inconsistentes que necessitarem de reconvocação, a ação a ser tomada será de acordo com o Manual Técnico de Triagem Biológica. Ao ser observada qualquer inconsistência, a criança será agendado para avaliação pelo serviço médico para orientação e investigação diagnóstica específica.

Para avaliação será necessário realizar o acompanhamento junto às unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas, que farão o rastreamento dos usuários que não realizaram os exames para que sejam avaliados pela equipe médica.

Outra ação estipulada é a implementação e fortalecimento da puericultura – acompanhamento do desenvolvimento da criança, a fim de acompanhar e identificar possíveis sinais e sintomas das patologias não detectadas previamente pelo teste do pezinho.

O plano de ação também contempla capacitação dos municípios, aquisição e distribuição de material para coletas dos exames (lanceta e papel filtro) além do cronograma de análise e liberação dos resultados, que serão feitos concomitantemente com os testes coletados este ano, até a regularização final das pendências em agosto de 2021.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.